domingo, 10 de fevereiro de 2013

Asteroide vai passar perto (demais) da Terra

Na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, um asteroide com pouco mais de 45 metros de diâmetro passará raspando pelo nosso planeta. Mas de acordo com a NASA, não há motivo para pânico, pois apesar de passar a menos de 30 mil quilômetros de distância de nós — o que em termos astronômicos é muito perto —, não existe risco de impacto.
O asteroide — chamado DA14 — foi descoberto há um ano por um grupo de astrônomos do Observatório Astronômico da Sagra, localizado em Granada, na Espanha. Depois de inúmeras observações, foi confirmado que se trata de um NEO (de Near-Earth Object ou Objeto Próximo da Terra, em tradução livre), ou seja, que sua órbita cruza com a nossa, apresentando o risco de colisão.

Um “quase” esbarrão

O DA14 viaja pelo espaço a uma velocidade de mais de 28 mil quilômetros por hora — oito vezes mais rápido do que um projétil disparado por um rifle — e pesa mais de 130 mil toneladas. Depois do “quase” esbarrão da semana que vem, a órbita do asteroide ao redor do Sol sofrerá uma alteração graças à influência gravitacional da Terra, diminuindo de 368 para 317 dias.
Esta será a passagem mais próxima de um asteroide como esse de que se tem notícia, e o momento de maior proximidade do DA14 com a Terra será por volta das 19h40min GMT (17h40min no horário de Brasília), quando o objeto estará passando sobre o Oceano Índico. Contudo, apesar da proximidade, infelizmente não será possível vê-lo a olho nu, e as melhores observações poderão ser realizadas na Austrália e na Ásia.


ESTAMOS DE VOLTA



 DEPOIS DE VARIOS DIAS SEM ATUALIZAR O NOSSO BLOG ESTAMOS DE VOLTA, VAMOS FAZER O POSSIVEL PARA MANTE-LO SEMPRE ATUALIZADO.

AGUARDEM NOVIDADES EM BREVE.