sábado, 27 de agosto de 2016

Máquinas com inteligência artificial serão processadas em Cloud

Máquinas que simulam o comportamento humano com capacidade para resolver problemas e desempenhar tarefas repetitivas com mais velocidade que a mão de obra física. É o perfil da nova geração de robôs que começa a integrar times de funcionários em organizações, ocupando funções em diversas áreas como trabalhadores virtuais. Eles são computadores projetados com inteligência artificial e que em muitos casos serão controlados por soluções em Cloud Computing (Computação em Nuvem).
As novas máquinas dotadas de sistemas de inteligência artificial têm habilidade para exercer cargos em empresas de diferentes setores da economia. Eles já marcam presença na indústria automobilística, em bancos, varejo, companhias de saúde, entre outros segmentos.
Entre as organizações que estão atuando com essas máquinas baseadas inteligência artificial estão os call centers. Atualmente, alguns Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) estão sendo operados por esse tipo de robô, chamados de assistentes virtuais. Eles atendem chamados de clientes por telefone por ou pela Web pelo sistema de chat online. Nesse caso, eles fazem o pré-atendimento e depois o chamado é encaminhado para o operador humano.
A tecnologia de inteligência artificial, também é conhecida pela sigla AI (artificial intelligence), começou a ser pesquisada por volta de 1956. O desafio dos cientistas era fazer com que o computador se tornasse tão inteligente quanto o homem.
De lá para cá, os sistemas de inteligência artificial passaram por vários testes e evoluíram. Hoje, combinada com a computação cognitiva, essa tecnologia possibilita que máquinas e robôs reconheçam padrões sensoriais, comportamentos humanos e aprendam a operar como pessoas físicas.
Mas os computadores com inteligência artificial ganharam força mesmo no mercado com disseminação dos dispositivos móveis e avanço da Internet das Coisas (IoT). Uma das indústrias que apostam nesse sistema são as montadoras de carros com a fabricação de veículos 100% autônomos, equipados com robôs e máquinas com habilidades para substituir o motorista ao volante.
Esses veículos estão previstos para chegar às ruas em meados de 2020, causando uma revolução no modelo de transporte tanto individual quanto coletivo. Estudos do Future Today Institute sinalizam que a partir de 2047 haverá ônibus e caminhões pilotados por sistemas equipados com inteligência artificial. Nos serviços de entregas de cargas, por exemplo, esses dispositivos serão programados para transportar mercadorias pelas estradas de norte a sul, sem a necessidade do motorista físico, preveem os cientistas.
O grande apelo das máquinas com inteligência artificial é redução de custos com mão de obra e o potencial da tecnologia para operação 24 horas, executando tarefas repetitivas que atualmente são feitas por humanos. Esses equipamentos também são indicados para locais de risco para trabalhador físicos, como em plataformas de petróleo e manipulação com matérias-primas perigosas.
Um estudo do Gartner prevê que até 2017, a automatização de serviços e plataformas cognitivas permitirá cortar cerca de 60% dos gastos das soluções de TI. Pelas projeções da IDC, as novas tecnologias de automação como inteligência artificial vão movimentar a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e robótica.
Segundo a consultoria, metade dos aplicativos de software desenvolvidos globalmente até 2018 serão baseados em inteligência artificial. Essa tendência é para atender à demanda por máquinas e robôs autônomos em empresas privadas e órgãos de governo.
Atualmente praticamente todas as indústrias de TI estão olhando para a inteligência artificial. O motivo para tanto entusiasmo é devido ao potencial de negócios com a Internet das Coisas, que promete unir o mundo físico com o digital, dando inteligência aos objetos, cidades, transportes, redes de abastecimento de água, luz etc.
A IBM é uma das empresas que está fazendo investimentos pesados para dar vida ao supercomputador Watson, projetado para processar grandes volumes de informação, com atuação em diversos segmentos da economia como no setor de saúde, com análises de diagnósticos. Microsoft, Apple, Facebook e outras gigantes do setor também estão debruçadas em desenvolvimentos baseados em inteligência artificial.
As máquinas com inteligência artificial vêm também para dotar dispositivos móveis de aplicativos self-service (faça você mesmo) e suportar projetos para enfrentar o fenômeno do Big Data (grandes volumes de dados).
O uso das tecnologias cognitivas e de inteligência artificial oferece algumas vantagens na automação dos serviços de atendimento ao cliente em comparação com trabalho realizado pelos humanos. Entre as quais se destaca a capacidade das máquinas de processar grandes volumes de informações.
Os robôs não conseguem ainda tomar decisão como os humanos. Entretanto, eles possuem memória infinita para buscar dados e informações, que podem, por exemplo, traçar perfil de hábitos de consumo dos consumidores em lojas de varejo.
Com essa vantagem, as companhias deverão mesclar operadores virtuais com equipes humanas. Os robôs com inteligência artificial deverão ser usados mais para tarefas repetitivas.
Assim como a Internet das Coisas e Big Data, muitas das aplicações de Inteligência Artificial serão processadas em Cloud Computing. Para colocar esses projetos em ação, as empresas deverão recorrer às ofertas de software (SaaS), infraestrutura (IaaS) e plataformas (PaaS).
A Embratel acompanha atentamente as tendências para negócios com inteligência artificial e tecnologias emergentes, integrando ao seu portfófio de Cloud Computing soluções de ponta. Os serviços de M2M (Machine to Machine), que estão atendendo o setor automotivo nos projetos de IoT é um exemplo disso. Como provedor de Nuvem, a empresa trabalha com ofertas para suportar empresas de variados segmentos e portes com a aplicação de Cloud certa.

Televisões 8K são meta para Jogos Olímpicos de 2020



Após o fim da Rio-2016, as atenções voltam-se para Tóquio-2020, no Japão, e parece que as empresas tecnológicas já começaram os preparativos para transmitir o evento em 8K.

A informação foi publicada pela japonesa Nikkei, que afirma que tanto a Sony como a Panasonic vão colaborar com a cadeia de televisão NHK para desenvolver tecnologia capaz de possibilitar a transmissão de conteúdos em 8K, 16 vezes mais definidos que em 1080p.

Naturalmente, ambas as fabricantes têm esperanças de integrar o mais rápido possível este tipo de definição, prevendo mais know-how quando houver procura grande por televisões com esta tecnologia.

Fonte:noticiasaominuto

Ofício das rezadeiras resiste mesmo com avanço da Medicina



A professora Juliana Nara Cavalcante, 28, tem quatro filhos e todos eles, algum dia, já foram para uma das quase dez rezadeiras que ainda vivem no município de Banabuiú, na região central cearense. "Uma vez, a minha filha mais velha começou a vomitar e ficar com o corpo mole. Não tinha nenhuma reação. Minha irmã se desesperou dizendo que ela iria morrer. Eu levei para avó do meu esposo. Ela rezou duas vezes e a menina saiu de lá andando", relata a professora.

A medicina evoluiu, as técnicas de tratamento são outras e a modernidade do novo século trouxe novas formas de combater doenças em tempos recordes. Mas levar o filho para uma rezadeira é um hábito que permanece vivo na cultura do cearense, principalmente em cidades do interior, onde a tradição é ainda mais forte.

Quixadá, Boa Viagem, Quixeramobim e Canindé, são exemplos de cidades que ainda concentram um grande número de mulheres com esta habilidade. Muitas são reservadas. Outras estão com idade tão avançada que mal conseguem falar. Mas ainda rezam.

Quebranto
Em Banabuiú, a prática de levar um filho para "tirar o quebranto", sobrevive desde o tempo em que a cidade foi emancipada. No fim da tarde, é comum vê-las nas calçadas, sentadas em cadeiras de balanço, segurando um ramo de alguma planta. Tem sempre uma delas impondo a mão sobre uma criança, deslizando folhas sobre a face dos pequenos e fazendo orações em profunda reflexão. Mariluza Lobo Pinheiro é uma das mais emblemáticas da cidade. Com 74 anos, ela exerce a atividade para tratar de problemas como torções, rompimento de nervos no pescoço e para eliminar sintomas do mau olhado, conhecido como quebranto.

"Uma vez, a menina chegou quase morta. Eu fiz meus pedidos a Deus e ela acordou. Tem vez que uma só oração dá certo. Noutras ocasiões, é preciso orar três vezes", explica. Com essa espiritualidade, Mariluza tem mais de 30. A intuição foi passada pelo pai quando estava prestes a morrer. "Faço isso até hoje, em qualquer pessoa" , disse.

Graça
O pai falecido da filha de Marília Batista era médico. Mas sempre que a pequena estava doente não era para o hospital que ela levava a menina. Era para casa da Mariluza. "Até cinco anos, a Mariluza pediu a graça de Deus sobre minha filha porque dizia que a menina tinha muito mau olhado. Uma vez, ela pegou um ramo e passou na garota. O ramo estava verde e quando ela terminou, o ramo estava seco, estalando". Em Quixadá, a 170 km de Fortaleza, José Cordolino Dultra tem 79 anos e detém uma lucidez que impressiona. Na hora de pedir a saúde por meio da oração, então, a concentração é ainda maior. Há quase 60 anos ele é procurado pelos moradores da região para exercer os poderes de suplicar a cura.

Ele garante que problemas de engasgo são o mau que mais combate. "Teve uma vez que veio uma menina engasgada com uma espinha de peixe de Ibaretama. Foi ao hospital de lá e no daqui de Quixadá e não deu certo. Quando foram transferir pra Fortaleza, tiraram ela do hospital e vieram aqui. Comigo, ela cuspiu a espinha pra fora".

O dom, como conta, tem que ser desenvolvido, e teve a ajuda do pai e de um amigo. De lá pra cá, garante: "Eu livrei mais de 500 pessoas de ir para Fortaleza com negócio de engasgo. A pessoa chega aqui. Não tem hora, não. Se chegar quatro horas da manhã, eu rezo", disse.

Para o doutor em antropologia e pesquisador da cultura das rezadeiras, Adalberto de Paula Barreto, a tradição ainda se mantém forte. "Faz parte da cultura popular e está arraigado no nosso imaginário, na mesma linha de quando você pede a bênção e a pessoa responde Deus te dê saúde, fortuna e felicidade".

Atavismo
Para Adalberto, as tradições remetem a figuras atávicas, do passado, que eram responsáveis por funções de tratamento de problemas socioculturais, espirituais e biológicos. As orações vêm de influências católicas e da cultura afro brasileira.

"A rezadeira é um sincretismo dos pajés com os rituais, rezas católicas e, dependendo da região, com sincretismo afro. Aqui no Ceará é mais o indígena e católico", pontua. Ele diz que há uma diversidade nos dons.

Restrição
Em seus levantamentos, Canindé se mostrou como a cidade da região com o maior número de rezadeiras. Por lá, ele já catalogou 200 delas. Mas, com o tempo, Adalberto acredita que o número diminua. "Elas são bem velhinhas e a tendência é diminuir. Tem umas que conseguem repassar para os netos, mas outras, não", afirma ele, que acredita piamente na intercessão espiritual. "Esse é o primeiro recurso de quem está doente".

Para o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec) não existe nenhuma restrição ou consideração negativa quanto à prática de rezas e sugestões de remédios naturais de rezadores pelo Interior. A igreja não se manifesta sobre o assunto.

Convocação do pente-fino do INSS vai até novembro



Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez há mais de dois anos terão até novembro para agendar a perícia de revisão do benefício.

O órgão confirmou na quinta-feira (25) que começará a chamar os beneficiários por carta, a partir do mês que vem. No entanto, ainda não há data exata para o início do envio das correspondências.

Serão dadas três chances para o agendamento da perícia do pente-fino. Quem não passar pelo exame terá o benefício cortado.O segurado que receber a carta terá um prazo para ligar na Central 135 e agendar sua perícia médica. O exame será feito na primeira hora de atendimento do perito.

Se não fizer esse agendamento, o governo irá convocá-lo por meio de publicação oficial, em uma segunda etapa. A terceira e última convocação será em novembro e ocorrerá na rede bancária.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) firmou um acordo com o governo de Michel Temer e vai emitir avisos aos segurados convocados para a perícia. O aviso será dado na hora do saque do benefício, de acordo com o calendário de pagamentos de novembro.

Na quinta, em reunião do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social),o INSS explicou aos conselheiros como será a feita a perícia revisional dos benefícios por incapacidade. O órgão reafirmou a meta de cortar benefícios e disse que vai iniciar a convocação pelos auxílios-doença.

No país, 530 mil auxílios estão na mira do governo. Em São Paulo, serão revisados 99.523 benefícios pagos há mais de dois anos. A revisão da aposentadoria por invalidez deverá ficar para uma segunda etapa.

Serão convocados 1,181 milhão de aposentados por invalidez no país, que recebem benefício há mais de dois anos e têm até 59 anos de idade. Em São Paulo, serão 279.651 aposentadorias por invalidez.

Fonte:folhapress