segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Maior superlua pode ser observada nesta segunda-feira (14)



Nesta segunda (14), será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. A lua se estará aproximadamente a 48 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034.

O horário que a lua ficará mais próxima da Terra será as 11h54 desta segunda-feira, horário oficial de Brasília. A distância será de 363.338 quilômetros. Segundo a Nasa, ela pode aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual.

Por definição, a superlua acontece quando a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que um dia e oito horas. O perigeu lunar ocorre quando a Lua, no percurso da sua órbita, está mais próxima da Terra.

Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenhamos tido três superluas consecutivas em três meses, a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.