sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Açude que abastece Icó está secando



A cada dia que passa fica ainda mais preocupante a situação do açude Lima Campos, que abastece o município de Icó. A água bombeada do Orós não está sendo suficiente para suprir a crise hídrica. A informação é do repórter Richard Lopes.

No início deste mês de outubro o reservatório estava com aproximadamente 16% de sua capacidade e agora acumula apenas 14, segundo a zeladoria do açude. A água ficou esverdeada exalando mau cheiro em algumas partes da cidade o líquido sai das torneiras com tom esverdeado.

Dezenas de caminhões pipas que retiravam diariamente água do açude pararam com suas atividades depois de protestos dos moradores. Os pipeiros contribuíram com a crise hídrica segundo o radialista Deuzimar Oliveira.

O tradicional tucunaré que abastecia as peixadas desapareceu do reservatório a mais de quatro anos. Hoje ele é levado do açude Castanhão. Os pescadores pararam suas atividades.

A crise hídrica está preocupando a população que poderá sofrer um colapso no abastecimento. Em virtude da água de qualidade duvidosa, os moradores do distrito de Lima Campos estão indo pegar água em um poço profundo do Sítio Poço da Pedra.

Cearense acusado de vários crimes é preso em São Paulo‏



Cearense acusado de diversos crimes foi preso na manhã desta sexta-feira (14) em São Paulo. O icoense José Erivonaldo de Oliveira, 41 anos, conhecido por ´Novo´ é acusado de um duplo homicídio ocorrido com requintes de perversidade em meio à magia negra, ocorrido em Icó, na madrugada do dia 24 de Julho de 2005. As informações são do repórter policial Richard Lopes.

A tragédia ocorreu no bar das "Oiticicas", as margens da CE 282. José Erivonaldo matou com várias facadas os irmãos estudantes Wanderson Nunes da Silva e Halisson Bruno Moreira Cunha. Eles tinham sido convidados por Erivonaldo, que era proprietário do bar, para ajudá-lo e acabaram sendo assassinados.

Na manhã do dia seguinte os corpos foram encontrados em meio a litros de cachaça, limões e velas, tipo um ritual de magia negra. Depois de praticar o duplo homicídio Erivonaldo subiu em uma árvore, com um copo de cachaça, e ficou bradando que tinha matado duas pessoas. Em seguida fugiu e acabou sendo preso.

No dia sete de maio de 2009 ele foi julgado na comarca de Icó e condenado a 31 anos de prisão. O assassino estava em liberdade condicional e tinha desaparecido depois de algum tempo na cadeia. Em Curitiba ele havia praticado mais um crime. Matou um jovem de 19 anos e estava escondido em Guaiçara, município no interior do estado paulista, onde trabalhava com um pastor evangélico.

Através de denúncias os policiais da Dise, Delegacia de Investigações sobre entorpecentes de Lins acabaram localizando Erivonaldo em Guaiçara. Ele estava com prisão preventiva decretada pela 1ª Vara das Execuções Criminais de Curitiba. No Paraná o cearense havia sido condenado a 16 anos de prisão pela prática de um homicídio e estava foragido.