Imagine a possibilidade de viajar a 1200 km/h
(considerando que a velocidade média de um avião comercial fica entre 850 km/h
e 900 km/h), dentro de um tubo a vácuo e que uma viagem entre Fortaleza e Rio
de Janeiro levaria cerca de duas horas. Isso está sendo testado e a caminho de
se tornar realidade com o Hyperloop One.
O Hyperloop One é uma nova proposta de meio de
transporte que será como um trem maglev - que utiliza a tecnologia que o
permite flutuar sobre trilhos e ser impulsionado eletromagneticamente - que
viajará em grandes tubos a vácuo. Por conta da falta de atrito com o solo e com
o ar, o mecanismo deve conseguir alcançar altas velocidades e gastar muito
menos energia do que o que seria esperado de um veículo tão veloz, de acordo
com a site do Hiperloop One.
O evento que deu esperança para que isso se torne
realidade foi um teste bem-sucedido realizado pela a equipe de desenvolvimento
do Hyperloop One. O teste ocorreu em maio, mas só foi publicado no canal
oficial nesta última quarta-feira, 12. No teste, eles conseguiram fazer o
veículo alcançar pouco mais de 110 km/h em um tubo a vácuo de 500 metros, que
estava sendo construído pela companhia desde outubro, de acordo com informações
do The Verge e Wired.
Ou seja, foi uma simulação do que devem ser os
elementos básicos de uma viagem futura com a nova forma de transporte. No
entanto, sem a cabine que transportará carga e passageiros - mas que foi
apresentado o protótipo, veja abaixo - e sem alcançar 1200 km/h prometidos. Só
que a equipe já comunicou que o próximo objetivo é alcançar a velocidade de 400
km/h.
Ainda existe outras questões que precisam de
melhorias, como aperfeiçoar o processo de saída e entrada dos
"vagões" nos tubos sem prejudicar o vácuo. Segundo a empresa, eles já
estão desenvolvendo rotas em cinco países que receberão os trajetos com os
tubos a vácuo. Além disso, se os processos continuarem dando bons resultados, o
objetivo é começar o transporte de carga com o Hyperloop One em 2020 e com
passageiros em 2021.
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