segunda-feira, 24 de julho de 2017

Novo transporte terrestre pretende alcançar velocidade de 1200 km/h



Imagine a possibilidade de viajar a 1200 km/h (considerando que a velocidade média de um avião comercial fica entre 850 km/h e 900 km/h), dentro de um tubo a vácuo e que uma viagem entre Fortaleza e Rio de Janeiro levaria cerca de duas horas. Isso está sendo testado e a caminho de se tornar realidade com o Hyperloop One.
O Hyperloop One é uma nova proposta de meio de transporte que será como um trem maglev - que utiliza a tecnologia que o permite flutuar sobre trilhos e ser impulsionado eletromagneticamente - que viajará em grandes tubos a vácuo. Por conta da falta de atrito com o solo e com o ar, o mecanismo deve conseguir alcançar altas velocidades e gastar muito menos energia do que o que seria esperado de um veículo tão veloz, de acordo com a site do Hiperloop One.

O evento que deu esperança para que isso se torne realidade foi um teste bem-sucedido realizado pela a equipe de desenvolvimento do Hyperloop One. O teste ocorreu em maio, mas só foi publicado no canal oficial nesta última quarta-feira, 12. No teste, eles conseguiram fazer o veículo alcançar pouco mais de 110 km/h em um tubo a vácuo de 500 metros, que estava sendo construído pela companhia desde outubro, de acordo com informações do The Verge e Wired.
Ou seja, foi uma simulação do que devem ser os elementos básicos de uma viagem futura com a nova forma de transporte. No entanto, sem a cabine que transportará carga e passageiros - mas que foi apresentado o protótipo, veja abaixo - e sem alcançar 1200 km/h prometidos. Só que a equipe já comunicou que o próximo objetivo é alcançar a velocidade de 400 km/h.
Ainda existe outras questões que precisam de melhorias, como aperfeiçoar o processo de saída e entrada dos "vagões" nos tubos sem prejudicar o vácuo. Segundo a empresa, eles já estão desenvolvendo rotas em cinco países que receberão os trajetos com os tubos a vácuo. Além disso, se os processos continuarem dando bons resultados, o objetivo é começar o transporte de carga com o Hyperloop One em 2020 e com passageiros em 2021.

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