sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Açude Orós está liberando água mesmo após protestos



Mesmo com a recente manifestação de moradores e produtores de Orós e região, contra o esvaziamento do reservatório, que passou a liberar 16 metros cúbicos por segundo para atender a demanda do baixo Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, a válvula continua aberta 24 horas.

As águas do Orós chegam ao Castanhão pelo Rio Jaguaribe. O nível do açude cai quatro centímetros a cada 24 horas. A liberação representa o volume de cinco carros pipa a cada dois segundos. A redução das águas preocupa a região do Orós. Novo protesto deverá ocorrer até o final deste mês, que pode resultar no fechamento da válvula dispersora.

Os moradores disseram que a válvula aberta hoje representa um espetáculo de tristeza. As informações são do repórter e correspondente do site Miséria no Centro-Sul, Richard Lopes.

Um abaixo assinado será encaminhado ao governador Camilo Santana nos próximos dias. O Orós acumulava até poucos dias 17,9% de sua capacidade e até o final do ano, segundo estimativa do portal hidrológico da Cogerh, deve  chegar a 10%

Nenhum comentário:

Postar um comentário