sexta-feira, 10 de junho de 2016

Casa de Cultura de Icó é reinaugurada com instalação da Casa do Patrimônio

No dia 10 de junho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal de Icó (CE) celebram a conclusão das obras de restauro do Sobrado Mariinha Graça. O sobrado integra o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade e será entregue à comunidade cearense após passar por restauração. 
O projeto foi desenvolvido dentro de uma política integrada de patrimônio e inclui a reabilitação física da edificação, que contará com a instalação de serviços públicos, entre eles o Escritório Técnico do Iphan, a Secretaria de Cultura e Turismo e a criação da Casa do Patrimônio de Icó. A ideia é fazer do sobrado um polo gerador de atividades culturais na cidade.
A obra revelou inúmeros testemunhos em diversos momentos da história do prédio, representando antigos modos de morar, como a cacimba, e de construir com as alvenarias de tijolos cerâmicos, bem como a relação do sobrado com o espaço urbano, destacando os três níveis de piso da casa e a numeração da fachada principal.

Sobrado Mariinha da Graça
O Sobrado Mariinha Graça histórico do século XIX da época do auge do Ciclo do Couro e do Gado teria pertencido à família de Heráclito Graça, icoense que foi advogado, político e membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará.
O sobrado se destaca como símbolo dos bens culturais da cidade e reaviva os valores que levaram ao reconhecimento de Icó como patrimônio cultural do Brasil. 
Programação Especial 
A peça "Pela Ribeira dos Icós", produzido e dirigido pelo dramaturgo Acácio de Montes, abre a programação especial deste equipamento cultural, que inicia uma programação especial de reabertura e que continuará de forma permanente.
O espetáculo teatral será encenado nesta quinta-feira (09), a partir das 20h, com entrada gratuita, e contará a histórica lenda da não inauguração do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, o mais antigo teatro do estado do Ceará.
"Pela Ribeira dos Icós" é uma peça de ficção, sem pretensão de registro ou documento Histórico. É uma livre adaptação da inusitada história que a oralidade popular conta sobre a inauguração do Teatro da Ribeira que não aconteceu, pela total ausência de seus ilustres convidados.
A peça integra a Escola de Teatro da Ribeira dos Icós, e conta com elenco formado pelos alunos da Turma de Teatro 2015. A Escola é mantida pelo Governo Municipal de Icó, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sob a direção do dramaturgo e diretor de Teatro, Acácio de Montes.
Serviço
Data: 10 de junho de 2016, a partir das 18h.
Local: Avenida Ilídio Sampaio,n° 2056, no sítio histórico de Icó (CE).
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário