terça-feira, 18 de agosto de 2009

Seu Lunga completa hoje 82 anos


Quem pensa que Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, nasceu em Juazeiro do Norte está enganado. Ele completa, nesta terça-feira, 82 anos de idade e é filho natural do município de Caririaçú, que, coincidentemente, também está aniversariando quando atinge 133 anos de emancipação política. Na época em que Seu Lunga nasceu, sua terra natal tinha acabado de festejar o cinqüentenário. Outro engano é daqueles que pensam tratar-se de um homem zangado.

Pelo contrário, é um comerciante sereno mesmo diante dos assédios constantes em sua sucataria por conta da fama que o tornou uma figura folclórica de Juazeiro e bastante conhecido pelo Brasil afora.

Na sua família, são pouquíssimos que o chamam de Joaquim. O apelido veio muito cedo e é derivado de Calunga, que lhe foi dado por uma vizinha. Nasceu em Caririaçu no dia 18 de agosto de 1927 e ficou conhecido pelo seu suposto temperamento forte. "Quem conversa com ele, passa a enxergá-lo c omo um homem inteligente de raciocínio rápido e lógico".

Ele teve sete irmãos e viveu sua infância "no meio dos matos" como diz lembrando ter se criado no município de Assaré e só chegou ao Juazeiro com 20 anos, em 1947, quando a cidade tinha apenas 37 anos de emancipação política e o Padre Cícero já havia morrido há 13 anos. Seu Lunga começou a trabalhar na roça aos oito anos e admirava a criação rígida de seu pai. "Sempre fui um filho obediente e passei isso para os meus filhos", explicou.

Em Juazeiro, foi ourives por dois anos, beneficiou arroz, torrou café, fez massa de milho e, depois, passou a comercializar no mercado público e a trabalhar no comércio com sua loja de sucata. Casou-se em 1951 e teve 14 filhos, que, apesar da pouca instrução, conseguiu dar pelo menos a educação básica.

A única vez que assistiu a uma partida de futebol se decepcionou. Foi entre Juazeiro e Crato algumas semanas após ter chegado à terra de Padre Cícero. "Só deu pancadaria. O campo tava em obras e houve uma chuva de concreto e banda de tijolo. Nunca esqueci àquela cachorrada", resumiu. Se fui namorador? "casei com 22 anos", nega. Seu Lunga se apresenta como um homem católico e devoto de Padre Cícero o qual espera ver reabilitado antes de morrer. "Era um homem de visão e tinha poder. Muitos tinham era inveja da sua inteligência", diz se referindo ao sacerdote.

Seu Lunga se apresenta como um homem católico e devoto de Padre Cícero o qual espera ver reabilitado antes de morrer. "Era um homem de visão e tinha poder. Muitos tinham era inveja da sua inteligência", diz se referindo ao sacerdote.

fonte: site miseria

Um comentário:

  1. que seu lunga tenha um otimo
    aniversario que Deus ilumine os seus dias
    que ele tenha muita saude paz e amor dos seus familiaris.

    ResponderExcluir