quinta-feira, 25 de junho de 2009

Icó implantará semáforos e nova sinalização (Folha do Salgado)


A prefeitura municipal de Icó iniciou projeto de implantação de nova sinalização na zona urbana da cidade.
O serviço que está sendo realizado pela empresa especializada IDEATECH teve início na última quarta feira, 17, e tem prazo de 30 dias para deixar tudo em funcionamento. Pelo o projeto a cidade receberá 06 semáforos e 200 placas.
Será feita a sinalização luminosa, horizontal e vertical. Segundo Pedro Júlio, diretor da empresa, o serviço de sinalização está se constituindo cada vez mais importante e motivo de exigências do governo federal. Hoje o número de vítimas do trânsito fica cada vez maior e compromete os serviços hospitalares, inclusive UTIs, com custos elevadíssimos.

“Como após a Constituição de 1988 o regulamento do trânsito ficou por conta dos municípios é preciso se organizar e colocar em prática mecanismos de controle, orientação e punição para os infratores”, disse Julião. O inspetor Barbosa, diretor do COTRAN, a nova sinalização será o marco de um novo tempo no caótico trânsito da cidade.

Os semáforos serão colocados nas avenidas Nogueira Acioly e Josefa Nogueira Monteiro, nos cruzamentos com as ruas Benjamin Constant e José Ribeiro Monte. “Icó agora vai definitivamente organizar seu trânsito. A sinalização vai ajudar o trabalho da guarda municipal de trânsito que passará a ser mais exigente com os desobedientes”, disse Barbosa.

Segundo o inspetor ainda há em Icó um costume atrasado de não obedecer à sinalização. “Não é o guarda que faz organização de trânsito é a população consciente das regras e obedientes à sinalização”, complementou. Até agora, mesmo com a implantação do serviço de agentes de trânsito a cidade pouco melhorou.

Com o tempo a população foi se acostumando com a vigilância e a vigilância se acostumando com a cômoda situação de apenas ficar em duas ruas barrando aqueles que insistem em trafegar na contra mão. No mais, nada aconteceu. Nem mesmo a prometida fiscalização com relação a menores e maiores dirigindo sem habilitação tem acontecido.
Na última sexta feira, dia 12, o trânsito estava insuportável, com pedestres, carros de som, carroças, motos, veículos grandes e pequenos, tudo no mesmo espaço, em disputa generalizada.

Agora, com a nova postura espera-se que haja organização e direcionamento, para que o centro comercial da cidade ganhe nova visualização.

O prefeito Marcos Nunes disse à reportagem que está começando a recuperar a área urbana da cidade com sinalização e tapa buraco com asfaltamento.

“O princípio do ano foi muito difícil e cuidamos de colocar as coisas em ordem. Agora estamos iniciando uma nova fase para recuperar os estragos deixados pelo inverno e também para construir coisas novas. Tudo está sendo feito com muito critério e tenho fé e confiança que faremos uma grande administração por Icó e por nosso povo”, disse Marcos.

_____________________
* Texto e fotos: Getúlio Oliveira
fonte: icó é noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário