quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Funceme divulga prognóstico de chuvas

O presidente da Funceme, Eduardo Martins, anunciou na manhã desta quarta-feira (18) o prognóstico de chuvas para os meses de fevereiro, março e abril. O Estado do Ceará tem 40% de probabilidade da quadra chuvosa ficar em torno da média histórica e 30% para que as chuvas sejam acima dessa média. “As previsões para o Noroeste do Ceará são mais animadoras com grandes possibilidades de chuva acima da média”. Ainda segundo o presidente é preciso unir forças em apoio ao projeto de transposição do Rio São Francisco que ajudará bastante o abastecimento do Estado. 
Para o chefe de gabinete do Estado, Élcio Batista, o governador Camilo Santana acertou na criação de um grupo de acompanhamento e decisões dos municípios. “Se hoje não temos nenhum município em colapso absoluto de falta d’água é graças a esse trabalho focado em cada setor de cada órgão estadual parceiro”. 
As chances de ocorrer cada um dos três cenários na quadra chuvosa 2017 (abaixo da média, na média e acima da média) são muito próximas, diferente do primeiro prognóstico de 2016, que previa 65% de probabilidade de ter quadra chuvosa abaixo da média histórica. 
Segundo o secretário de Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, mesmo com um prognóstico mais confortável que o do ano passado, temos que continuar com o estado de alerta e de economia de água. “Vamos continuar buscando fontes alternativas de capacitação e armazenamento de água. Do início da gestão até agora conseguimos economizar 22% de água. Não podemos desperdiçar nem uma gota de chuva”, concluiu. 
Participaram do evento o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, chefe de gabinete do Estado Élcio Batista, secretário de Meio Ambiente Artur Bruno, secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura Osmar Baquit, secretário de Recursos Hídricos Francisco José Teixeira, presidente da Aprece Expedito Nascimento, presidente da Funceme Eduardo Martins, secretário chefe da Casa Civil Nelson Martins, deputado federal Danilo Forte, deputado estadual Moisés Brás, coronel da Defesa Civil Cleiton Bastos e presidente da Ematerce Antonio Amorim.
No início do mandato, o Governador Camilo Santana lançou um Plano Estadual de Convivência com a Seca, que são ações emergências e estruturantes de curto, médio e longo prazo, voltadas para superar os complexos desafios provenientes da escassez de chuvas. 
Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o Plano é um documento de referência para as ações do governo. “O prognóstico da Funceme e dos Profetas da Chuva foi animador para um bom inverno em 2017, mas não podemos deixar de continuar cumprindo todas as ações e projetos do plano e de cada secretaria, que tanto tem mudado e melhorado a vida do povo cearense. Nosso compromisso vai continuar sempre forte pelo desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário