quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Bateria que carrega em segundos é criada por cientistas



Recarregar os celulares em poucos segundos e menos de uma vez por semana poderá ser realidade no futuro. Isso graças aos novos super-condensadores desenvolvidos por especialistas de nanotecnologia, na Universidade da Flórida Central.

Os estudiosos desenvolverem dispositivos que são capazes de armazenar rapidamente mais energia que as tradicionais baterias de lítio e sem perder sua estabilidade energética durante mais de 30 mil recargas. Hoje, uma bateria normal começa a perder cada vez mais potência a partir do 18° mês de uso. Em média, isso soma 1,5 mil ciclos com estabilidade intacta.

A pesquisa publicada na revista especializada "ACS Nano" também reporta que a nova tecnologia poderá ser expandida para o setor dos carros elétricos. O segredo da inovação está no uso de baterias bidimensionais da espessura de um átomo. Muitos pesquisadores já haviam tentando usar a técnica no passado, por exemplo, com o grafeno.

Mas ninguém tinha conseguido efetivamente alcançar tal potencial. O grupo norte-americano liderado por Yeonwoon "Eric" Jung ganhou este desafio tecnológico aproveitando um novo enfoque de síntese química, juntamente com super-condensadores compostos por milhões de microscópicos fios, revestidos por matérias bidimensionais.  

Dessa forma, o "coração" dos eletrônicos se tornam altos condutores de energia, e com mais densidade, energia e potência.  

No entanto, o maior empecilho seria o tamanho dessas baterias, que seriam muito maiores do que as de lítio. "Ainda não estão sendo comercializados, mas é uma demonstração da comprovação de um importante começo: nossos estudos mostram que terão impactos muito fortes sobre muitas tecnologias", completa Jung.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário