sábado, 6 de agosto de 2016

Município de Várzea Alegre agora integra a Região de Saúde de Icó

Já está em vigor a mudança no Plano Diretor de Regionalização do Estado do Ceará (PDR 2014) que incorpora o município de Várzea Alegre à 17ª Região de Saúde, com sede em Icó. Até a mudança, Várzea Alegre integrava a 20ª Região de Saúde, com sede no Crato. A inclusão de Várzea Alegre na 17ª Região de Saúde foi aprovada por resolução da Comissão Integestores Regional (CIR), em 23 de junho deste ano, homologada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em 1º de julho e aprovada na reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) do dia 27 de julho.
A mudança promove maior equilíbrio demográfico, territorial e na distribuição dos equipamentos de atenção à saúde entre as duas regiões de saúde envolvidas. Com população de 171.156 habitantes em sete municípios e 4.807,5 km2 de área, A Região de Saúde de Icó tem agora população de 211.218 habitantes em oito municípios e 5.643,2 km2 de área. Já a Região de Saúde do Crato passou de 342.211 para 302.149 habitantes com a redução de 13 para 12 municípios e de 8.885,6 para 8.049,0 km2 de área geográfica.
Pela resolução da CIB, Várzea Alegre assume responsabilidade de município polo e, dessa forma, incorpora à Região de Saúde de Icó o Hospital São Raimundo, que já integra a rede de hospitais polo da Secretaria da Saúde do Estado. Com isso, a unidade passa a ser referência em assistência hospitalar de nível secundário para os demais municípios da região de saúde: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari. O Hospital São Raimundo de Várzea Alegre recebe mensalmente repasse de R$ 234 mil da Secretaria da Saúde do Estado para oferecer assistência em clínica médica, obstetrícia e cirurgia.
Com o Hospital São Raimundo de Várzea Alegre, a 17ª Região de Saúde passa a contar com dois hospitais polos, incluindo o Hospital Regional Prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho, de Icó, que atende em clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia e pediatria e recebe repasses mensais de R$ 312 mil da Secretaria da Saúde do Estado. A 20ª Região de Saúde fica também com dois hospitais polos – o Hospital São Raimundo, com atendimentos em clínica médica, cirurgia geral e cirurgia pediátrica, e o Hospital São Francisco, que atende em clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, pediatria e neonatologia, ambos na cidade do Crato.
Na atenção especializada, a região conta ainda com o Centro de Especialidades Odontológicas e a policlínica regionais, localizados em Icó. No município também funciona o Laboratório Regional de Saúde Pública (Lacen Icó), unidade da rede estadual. Na Região de Saúde do Crato funcionam uma policlínica regional, em Campos Sales, um Centro de Especialidades Odontológicas e o Laboratório Regional de Saúde Pública (Lacen), no Crato.
Da Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário