A operadora de telecomunicações americana Verizon confirmou nesta segunda-feira
(25) o acordo para comprar os negócios de internet do Yahoo! por US$ 4,83 bilhões
em dinheiro. Em nota, a Verizon destaca a audiência de mais de um bilhão de usuários
ativos por mês no Yahoo!, incluindo 600 milhões de usuários ativos no celular. A ope-
radora lembra que a gigante de internet também une anunciantes a seus públicos
alvos por meio de tecnologia de anúncios que "combina o poder de seus dados,
conteúdo e tecnologia". "Um ano atrás nós compramos a AOL para impulsionar nossa
estratégia de oferecer uma conexão que ´ultrapasse a tela´ para nossos consumidores,
criadores e anunciantes. A compra do Yahoo! vai colocar a Verizon em uma posição
altamente competitiva como uma companhia global de mídia para celular, e ajudará
a acelerar nossas receitas com publicidade digital", afirma o presidente da Verizon,
Lowell McAdam. O Yahoo será integrado à AOL e ficará sob o controle de Marni Walden,
presidente da organização de inovação de produtos e negócios de notícias da Verizon.
Na nota, Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, diz que a empresa "mudou o mundo" e
que vai continuar a fazer isso com a combinação com a Verizon e a AOL. "A venda de
nossos negócios operacionais, o que separa efetivamente nossas participações acionárias
em ativos asiáticos [como a gigante chinesa Alibaba], é um passo importante em nosso
plano de trazer valor acionário ao Yahoo", diz. O acordo marca o fim do Yahoo! como uma
companhia operacional, deixando a empresa com uma participação de 15% no Alibaba
e uma fatia de 35,5% no Yahoo Japan Corp. A aquisição ainda está sujeita à aprovação
dos órgãos reguladores e também deverá ser submetida aos acionistas do Yahoo.
A expectativa é que o negócio esteja concluído no primeiro trimestre de 2017. Até que
isso ocorra, o Yahoo! vai continuar tendo uma operação independente. O acordo não
inclui os ativos financeiros do Yahoo!, sua participação no Alibaba e no Yahoo Japan e
notas conversíveis da empresa. Também exclui investimentos minoritários e patentes
que não façam parte do negócio principal da empresa. Esses ativos seguirão sob
gerenciamento do Yahoo!, que mudará de nome ao fim da negociação, segundo a
nota. A aquisição encerra meses de especulação envolvendo o Yahoo!. O acordo
possivelmente colocará fim ao reinado de Marissa Mayer no Yahoo!, após tentativas
frustradas de reinventar a empresa.<br><br>Logo que o Yahoo! começou a cogitar a
venda de seu negócio, a Verizon foi considerada por analistas a empresa que mais
teria interesse na aquisição. A operadora de telecomunicações já tinha em seu portfólio
a AOL, outra gigante que nasceu com a internet e não conseguiu se sustentar com a
evolução do mercado. A aquisição, ocorrida no ano passado, foi fechada pelo valor de
US$ 4,4 bilhões. A Verizon também era vista como a competidora com mais dinheiro
em caixa e capacidade de se beneficiar das sinergias entre AOL e Yahoo!. Brian
Weiser, analista da consultoria Pivotal Research citado pelo jornal "The New York
Times", afirmou que a combinação da AOL com o Yahoo! criará a terceira maior
plataforma on-line para anúncios, atrás apenas do Google e do Facebook. Nos últimos
meses, a Verizon tem buscado ampliar sua oferta de conteúdo digital, principalmente
no formato de vídeo e endereçado a celulares. Sob esse ponto de vista, o Yahoo!
poderia ampliar a oferta de notícias da operadora. Atualmente, a Verizon tenta
convencer os órgãos reguladores americanos a permitir que use com maior liberdade
os dados que recolhe de seus consumidores na internet para vender anúncios direcio-
nados a eles.
Fonte: Folha de S. Paulo
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