segunda-feira, 25 de julho de 2016

Verizon confirma acordo para compra do Yahoo! por US$ 4,8 bilhões



A operadora de telecomunicações americana Verizon confirmou nesta segunda-feira 
(25) o acordo para comprar os negócios de internet do Yahoo! por US$ 4,83 bilhões 
em dinheiro. Em nota, a Verizon destaca a audiência de mais de um bilhão de usuários 
ativos por mês no Yahoo!, incluindo 600 milhões de usuários ativos no celular. A ope-
radora lembra que a gigante de internet também une anunciantes a seus públicos 
alvos por meio de tecnologia de anúncios que "combina o poder de seus dados, 
conteúdo e tecnologia". "Um ano atrás nós compramos a AOL para impulsionar nossa 
estratégia de oferecer uma conexão que ´ultrapasse a tela´ para nossos consumidores, 
criadores e anunciantes. A compra do Yahoo! vai colocar a Verizon em uma posição 
altamente competitiva como uma companhia global de mídia para celular, e ajudará 
a acelerar nossas receitas com publicidade digital", afirma o presidente da Verizon, 
Lowell McAdam. O Yahoo será integrado à AOL e ficará sob o controle de Marni Walden, 
presidente da organização de inovação de produtos e negócios de notícias da Verizon.
Na nota, Marissa Mayer, presidente do Yahoo!, diz que a empresa "mudou o mundo" e 
que vai continuar a fazer isso com a combinação com a Verizon e a AOL. "A venda de 
nossos negócios operacionais, o que separa efetivamente nossas participações acionárias 
em ativos asiáticos [como a gigante chinesa Alibaba], é um passo importante em nosso
plano de trazer valor acionário ao Yahoo", diz. O acordo marca o fim do Yahoo! como uma
companhia operacional, deixando a empresa com uma participação de 15% no Alibaba 
e uma fatia de 35,5% no Yahoo Japan Corp. A aquisição ainda está sujeita à aprovação 
dos órgãos reguladores e também deverá ser submetida aos acionistas do Yahoo. 
A expectativa é que o negócio esteja concluído no primeiro trimestre de 2017. Até que 
isso ocorra, o Yahoo! vai continuar tendo uma operação independente. O acordo não 
inclui os ativos financeiros do Yahoo!, sua participação no Alibaba e no Yahoo Japan e
notas conversíveis da empresa. Também exclui investimentos minoritários e patentes 
que não façam parte do negócio principal da empresa. Esses ativos seguirão sob 
gerenciamento do Yahoo!, que mudará de nome ao fim da negociação, segundo a
 nota. A aquisição encerra meses de especulação envolvendo o Yahoo!. O acordo 
possivelmente colocará fim ao reinado de Marissa Mayer no Yahoo!, após tentativas 
frustradas de reinventar a empresa.<br><br>Logo que o Yahoo! começou a cogitar a 
venda de seu negócio, a Verizon foi considerada por analistas a empresa que mais 
teria interesse na aquisição. A operadora de telecomunicações já tinha em seu portfólio 
a AOL, outra gigante que nasceu com a internet e não conseguiu se sustentar com a 
evolução do mercado. A aquisição, ocorrida no ano passado, foi fechada pelo valor de 
US$ 4,4 bilhões. A Verizon também era vista como a competidora com mais dinheiro 
em caixa e capacidade de se beneficiar das sinergias entre AOL e Yahoo!. Brian 
Weiser, analista da consultoria Pivotal Research citado pelo jornal "The New York 
Times", afirmou que a combinação da AOL com o Yahoo! criará a terceira maior 
plataforma on-line para anúncios, atrás apenas do Google e do Facebook. Nos últimos 
meses, a Verizon tem buscado ampliar sua oferta de conteúdo digital, principalmente 
no formato de vídeo e endereçado a celulares. Sob esse ponto de vista, o Yahoo! 
poderia ampliar a oferta de notícias da operadora. Atualmente, a Verizon tenta 
convencer os órgãos reguladores americanos a permitir que use com maior liberdade 
os dados que recolhe de seus consumidores na internet para vender anúncios direcio-
nados a eles. 
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário