segunda-feira, 13 de junho de 2016

Usuários Android poderão desativar seus aparelhos remotamente em caso de roubo ou perda

Em breve, usuários de dispositivos Android poderão desativar completamente seus aparelhos remotamente em caso de roubo ou perda.

Atualmente, já é possível limpar os dados existentes no aparelho, mas um novo comando enviado pelo usuário legítimo permitirá apagar todas as partições e inutilizar o dispositivo.

O comando foi inserido na especificação do Android Open Source Project (AOSP) na semana passada e a partir de agora fabricantes de dispositivos da plataforma móvel do Google poderão adicionar essa funcionalidade em futuros lançamentos. O objetivo é “brickar” o aparelho mesmo, transformando-o em um artefato de pouco valor para eventuais receptadores.

A solução radical apaga os setores de recuperação, boot e bootloader do hardware, fazendo quase impossível reaproveitar o dispositivo após o recebimento do comando. A nova especificação ainda não explica como o usuário legítimo será capaz de voltar a usar o aparelho quase consiga recuperá-lo ou encontrá-lo, ou mesmo se essa opção será habilitada.

O comando, na forma em que está determinado, é um recurso extremo e irreversível, mas que pode ser útil em casos de aparelhos distribuídos por empresas a seus funcionários, para evitar vazamento de informações ou revenda.

A partir do Android 5.1, o Google introduziu uma funcionalidade que permite que o usuário bloqueie o aparelho perdido ou furtado de forma que todas as suas informações são apagadas e o sistema permanece bloqueado. Batizada de Device Protection, a trava permanece ativa mesmo que o dispositivo seja resetado e seu sistema operacional retorne ao estado de fábrica a menos que seja inserida a senha de desbloqueio ou as credenciais do Google ligadas ao aparelho.

Fonte: Código Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário