terça-feira, 28 de abril de 2015

Esta máquina portátil de lavar roupa não precisa de eletricidade para funcionar

Apartamentos pequenos com áreas de serviço minúsculas não têm espaço o suficiente para uma boa máquina de lavar. Em alguns lugares, o inquilino é obrigado a usar lavanderias, ou a colocar uma máquina no banheiro. Foi por isso que Yi Jiang teve a ideia de criar uma lavadora de roupas compacta – e que não usa eletricidade.
A Drumi, da empresa canadense Yirego, é uma máquina de lavar portátil e compacta que pode limpar até sete peças de roupa pequenas – ou três camisetas, ou uma calça jeans – sem a necessidade de uma tomada. Então o que fornece energia? Você, é claro: basta colocar o pé no pedal.
Cada lavagem promete durar apenas cinco minutos: 1 a 3 minutos para o ciclo de lavagem, e 1 a 2 minutos para o enxágue. É possível usar sabão em pó ou líquido.
Com apenas 56 cm de altura, a Drumi cabe facilmente em um cantinho de apartamentos pequenos. Ela tem capacidade para cerca de cinco litros de água, e promete usar 80% menos água e sabão em pó que uma máquina comum.
Há uma válvula na parte inferior para drenar a água suja; basta pressionar um botão para ativá-la. Então, você continua pressionando o pedal para retirar o excesso d’água e pendurar a roupa.
Yi Jiang teve a ideia de criar esta máquina de lavar há alguns anos, como explica o blog da empresa:
Por que esta máquina de lavar não é automática? Na verdade, Jiang começou em 2012 com um protótipo elétrico, mas “à medida que ele começou a desenvolver o protótipo, ele quis canalizar sua criatividade e pensamento sustentável em algo mais inovador”. A Drumi foi premiada pelo Sustainable Design Awards em 2013; e deve ser 40% composta de material reciclado em sua versão final.
Infelizmente, levar este projeto ao mercado não é fácil. Por isso, a Yirego colocou a Drumi em pré-venda apenas para canadenses pelo equivalente a R$ 300 – o prazo de entrega é julho de 2016.
Em junho deste ano, a Yirego planeja lançar uma campanha de crowdfunding para arrecadar mais fundos. [Yirego via Design Taxi].


Nenhum comentário:

Postar um comentário