A montadora alemã Audi afirma
ter criado o "combustível do futuro", feito a partir de água, dióxido de
carbono e fontes renováveis de energia. Ao contrário do diesel
convencional, o chamado "e-diesel" não contém enxofre ou outros
poluentes, além de ter uma eficiência energética de cerca de 70%. O
combustível foi criado pela startup alemã Sunfire, parceira da Audi na
criação de tecnologias limpas para os carros da marca, em uma fábrica em
Dresden.
A criação do
combustível, chamado de "azul cru" pela Audi, exige o aquecimento de uma
quantidade de água até 800 ºC, gerando um processo de eletrólise
(conversão de energia elétrica em energia química) que separa o
hidrogênio do oxigênio.
O
hidrogênio que resulta do processo de eletrólise reage com o CO2 em
reatores criados espeficicamente para síntese de produtos químicos, em
processos que mais uma vez acontecem em alta pressão e temperatura. O
produto da reação é um líquido composto de hidrocarbonetos de cadeias
longas, conhecido como "azul cru".
Foto por: Divulgação/Audi
O combustível sintético possui eficiência energética de 70%, quase o dobro do diesel convencional
Até
mesmo o processo para gerar o combustível é ecologicamente correto. A
eletricidade usada para aquecer a água é gerada por turbinas eólicas e o
CO2 é capturado diretamente do ambiente, retirando o gás causador do
efeito estufa da atmosfera.
O combustível sintético criado,
livre de enxofre e hidrocarbonetos aromáticos (como benzeno, por
exemplo), pode ser misturado com o diesel convencional ou até mesmo ser
usado como combustível, de forma independente. A Sunfire estima que o
preço de mercado do diesel sintético custe entre 1 e 1,5 euro por litro
(4,7 reais), um pouco mais caro do que o diesel comum na Europa, mas com
eficiência muito maior do que a gasolina (20%) e o diesel (45%).
Assista ao vídeo da produção do combustível:
Fonte: Audi
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