segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sumiço de Belchior pode estar relacionado à “Divina Comédia”

A reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste último domingo, 23, causou espanto e estranheza em muitos fãs e apreciadores do trabalho do cantor e compositor Antonio Carlos Belchior. Segundo a reportagem, nem parentes nem amigos sabem do paradeiro do compositor de clássicos da MPB como “Mucuripe” e "Como Nossos Pais".

Pessoas que trabalhavam com o cantor também não sabem dar informações sobre Belchior. Uma de suas irmãs, Ângela Belchior, acredita que o artista esteja trabalhando em algum projeto para os fãs. O último contato de Ângela com o irmão foi há três anos.

Ednardo Nunes, primo de Belchior, acredita que ele esteja em São Paulo, mas também pode estar fora do país. “Sendo um artista do mundo, Belchior naturalmente bate perna por aí, porém a parada dele é realmente São Paulo e Brasil”. A última aparição pública do cantor foi durante uma apresentação de Tom Zé, em abril deste ano.

Apesar do sumiço e da falta de contato inclusive com a família, Belchior pode estar imerso em um projeto ambicioso e exaustivo. Em entrevista concedida ao Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza em agosto de 2007, Belchior afirmou que estava em andamento o projeto de traduzir o poema épico “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

O livro traz 14.233 versos em língua toscana - dialeto que se assemelha ao atual italiano - e que precisariam ser traduzidos para o português. O livro é uma das mais importantes obras da literatura mundial.

A reportagem com a declaração de Belchior sobre este projeto foi publicada pela revista Conterrâneos (ed. nº8 - setembro/outubro 07) editada pelo Banco do Nordeste. A imersão nesse projeto pode ser um dos motivos do sumiço do compositor que já dura dois anos.

fonte: territorio da musica

Nenhum comentário:

Postar um comentário