quarta-feira, 10 de junho de 2009

PROFESSORES DE ICÓ EM GREVE


Os professores da rede municipal de ensino de Icó paralisaram as atividades na sexta feira, dia 05, em forma de protesto para que o município cumpra a lei 11.738 que obriga, a partir de janeiro de 2009, o pagamento do piso nacional de salários do magistério. Segundo Josafá Alves, presidente do Sindicato dos Servidores, que está em litígio pelo direito de representar os funcionários públicos municipais, a greve de advertência foi uma decisão dos próprios professores para que haja a abertura de negociação com o poder municipal.


Já para Ednaldo Figueiredo, presidente do Sindicato dos Professores, o resultado da paralisação nasceu de assembléia da classe em que se decidiu pela chamada de atenção para que o piso seja implantado como forma de valorização dos profissionais do magistério em Icó. Presente também no movimento estava Hélida Rolim, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó e disse que a paralisação de um dia servirá de advertência para que a Secretaria de Educação cumpra a obrigação da Lei que fixa o teto salarial dos profissionais da educação, mas que poderá se transformar em greve ,por tempo indeterminado, caso não haja resposta por parte do município. “Nossa reivindicação é justa. A lei fixa o piso salarial em R$ 980,00 reais que com complementos se estabelece em R$ 1.132,80. Estamos distantes deste valor e a lei precisa ser cumprida”, disse Hélida. Sobre a possibilidade de continuidade do movimento Hélida afirmou: “Esta paralisação será de apenas um dia. Temos reunião agendada com o prefeito e com o secretário de educação para terça feira, dia 09, caso não haja solução decretaremos a greve indeterminada a partir do dia 22”, afirmou.


A opinião dos três sindicalistas e também dos professores presentes ao movimento é de que o município precisa rever sua posição e cumprir a determinação da Lei para valorizar o profissional como forma de melhoria da atividade de ensino. “O professor satisfeito trabalha melhor e apresenta melhores resultados”, disse Hélida. Ednaldo Figueiredo informou ainda que houve total adesão dos professores e todas as escolas do município paralisaram as atividades nesta sexta feira. O movimento se reuniu em frente à secretaria de educação com faixas e cartazes e depois caminhou pelas ruas do centro da cidade.

Fonte: Texto escrito por Wilton Menezes/Getúlio Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário