quarta-feira, 10 de junho de 2009

ICOZINHO NO CAMINHO DA EMANCIPAÇÃO (FOLHA DO SALGADO)


Com uma extensão territorial de quase 2 mil Km² o município de Icó está incluído entre os maiores do Ceará, tendo ainda a oportunidade de limitar-se com dois estados: Rio Grande do Norte e Paraíba.

Com relevo diversificado, tem áreas de planícies e de serras, contribuindo para temperaturas diversificadas que vão de 35 a 20 graus de conformidade com a região, seja em épocas de chuvas ou em períodos de verão.

O distrito de Icozinho é o mais distante e também o mais carente de infra-estrutura. A vila está distanciada 50 km da sede e sente a falta do serviço público. A estrada principal é cortada pelo riacho Jenipapeiro, que é o principal, e também por uma rede de pequenos afluentes, contribuindo assim para uma vasta região de terras férteis e agricultáveis, mas completamente vulneráveis no período invernoso.

A população do distrito, hoje estimada entre 12 e 14 mil habitantes, tem sua principal atividade na agricultura e pecuária. O comércio é considerado de bom nível, sendo abastecido por Icó e, em menor escala, por Serra do Padre, na Paraíba. Além das várias dificuldades ligadas à saúde, à educação e à assistência social, o grande problema está relacionado à estrada.

É comum, durante o período de inverno, o distrito ficar ilhado, sem contato com a cidade, quando as carências aumentam, inclusive com relação aos gêneros de primeira necessidade. Por ocasião do inverno que está terminando, as dificuldades da população chegaram ao limite maior que se tem registro.

Estradas cortadas, dificuldades com o abastecimento, com o serviço de saúde pública e com o recebimento de salários dos aposentados. O arrombamento de uma barragem deixou sem estrada e sem comunicação as localidades de São Bento, Oitis e Baixio, na divisa com a Paraíba, de quem também ficaram distanciadas pela completa destruição da estrada de acesso.

“Está muito difícil viver. Estamos sem estrada, sem comunicação, sem assistência de saúde e com muitos problemas para resolver”, disse João de Deus, líder comunitário e morador do sítio São Bento. João de Deus disse ainda que nos últimos dias a prefeitura contratou equipe de trabalhadores para, mesmo de forma manual, abrir um desvio na estrada a fim de permitir a passagem de veículos.

Por todas estas razões a comunidade entendeu que está na hora de romper os laços com Icó e seguir vida própria. Para isto vem se mobilizando tendo em conta a votação da PEC, pelo Congresso Nacional, que permite aos Estados decidirem pela criação de novos municípios.

O deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembléia e autor do projeto de Lei de emancipação de diversas localidades do Ceará, garante que há um acordo com o governador para liberação de alguns projetos.

A idéia é realizar o plebiscito obrigatório por ocasião da eleição de 2010. Buscando concretizar a questão legal, foi realizado no último dia 24 de maio, domingo, na escola municipal da sede de Icozinho, encontro aberto com a participação de autoridades municipais e lideranças comunitárias da região, para a criação, eleição e posse da diretoria da Associação Municipalista de Icozinho.

A nova mobilização está recebendo o apoio da comunidade, entretanto, depois de vários anos de algumas tentativas frustradas há a desconfiança de parte da população que fica temerosa na hora de opinar.

Para Eurandir Ferreira, agropecuarista e importante líder político que já foi vice-prefeito de Icó, o momento é agora. Acredita Eurandir que a situação é favorável e que precisa haver todo o empenho da comunidade em torno da concretização do projeto. “Não podemos desanimar. É preciso acreditar sempre”, disse.

Já para D. Francisca Alcides Nogueira, que sempre morou no distrito de Icozinho, onde teve 15 filhos, sendo que vários se destacaram no comércio de Icó, entre eles o empresário Dedé Nogueira, a situação é muito difícil, pois já está cansada de ouvir promessas de emancipação sem que se concretize. Acredita que será bom, mas desconfia da capacidade de união da população para defender a idéia. “Nosso povo é muito desunido”, falou do auto de sua experiência

Para a representação jovem que compareceu à reunião de fundação da Associação pró emancipação, é possível que aconteça a separação e que vai ser muito melhor para Icozinho, pois reconhece que o município de Icó não tem condições para atender as necessidades do distrito, seja pela distância, seja pela falta de recursos para isto.
O líder político e associativo José Océlio Batista reconhece que a divisão será benéfica para Icozinho e também para Icó, mas tem dúvidas quanto ao envolvimento da população da região e reconhece que a associação terá muito trabalho para colocar todos na defesa da mesma causa.

Cecile Anna (Ceciliane), que assumiu o cargo de secretária, também manifesta sua credibilidade no momento atual e considera que o fato será extremamente benéfico para o distrito. Francisco Ferreira Pereira, diretor da Rádio Icozinho FM, foi eleito presidente da Associação Municipalista de Icozinho e disse que vai buscar apoio em todos os níveis possíveis.

“Buscaremos os filhos de Icozinho que estão morando fora e muitos já estão colaborando com o projeto, os políticos de toda e qualquer corrente partidária, desde que queriam colaborar, e também os filhos da região, que aqui moram e padecem das mesmas dificuldades”, disse Francisco.

O vereador Gilberto Barbosa (PSDB), que é votado na região e tem sua base eleitoral na serra de Pedrinhas, está contribuindo com a questão documental e se empenhando junto ao presidente da Assembléia, Deputado Domingos Filho, para a emancipação. Pretende Gilberto incluir também a Serra de Pedrinhas pela proximidade com Icozinho, por estar na mesma região difícil e por viver as mesmas dificuldades.

“É preciso realizar um grande trabalho, contando com toda questão suprapartidária, desapaixonada pelos debates políticos e buscando atingir o objetivo principal que é a emancipação de Icozinho. Este é o único caminho para fazer a região progredir e atender aos anseios de sua população”, disse Gilberto.

A vereadora Maria Andrade (Maria do Cal) (PSL), que teve grande votação no distrito, disse que está completamente empenhada para a realização do desejo da população do distrito e que seu gabinete estará sempre à disposição do projeto.

Outro comprometimento garantido é o do vereador Júnior Dantas (PMDB), que é natural do distrito e tem sua família radicada na região do Alto da Várzea. Júnior acredita que é possível concretizar a idéia e colocar os destinos do distrito nas mãos de sua população. “Estou empenhado e tudo farei para que o projeto tenha sucesso”, disse.

O líder político Gilberto da Lagoa tem sido um dos grandes defensores da idéia separatista e está empolgado com o novo momento. “Esta é um grande instante para a mobilização do povo de Icozinho. Deveremos lutar todos juntos, pois a causa é comum”, disse Gilberto.

O empresário José Edmar Júnior Guedes, natural de Icozinho e hoje radicado em Fortaleza tem sido uma representação autêntica de muitos que estão na capital e desejam concretizar a libertação do distrito.

Presente na reunião colocou suas idéias e pediu o empenho de todos. De forma concreta disse estar colocando à disposição camisetas com um slogan da emancipação para que seja colocado à venda em benefício da Associação que está iniciando. “O que nos interessa é o resultado. Para isto todos deverão pensar na mesma direção”, disse.

Outro que se manifestou foi o engenheiro civil Edvanilson Vieira Tavares, que morou em São Paulo e demonstrou larga experiência em organização administrativa, colocando-se à disposição para ajudar.

O deputado Neto Nunes informou à reportagem que é completamente favorável à emancipação, muito embora reconheça que há ainda muita burocracia legal a ser cumprida de que se faz necessário o envolvimento total da comunidade para que o projeto ganhe força de representatividade.

“Entendo que a emancipação é um bom caminho para Icozinho e, embora cause algum prejuízo para Icó, também liberará o município das responsabilidades. O povo de Icozinho deverá ter plena consciência de sua decisão e se esta for a vontade popular nós estaremos trabalhando para que tudo se concretize.De qualquer forma os laços continuarão muito próximos e Icó deverá contribuir em tudo para o crescimento e autonomia de Icozinho”, afirmou Neto Nunes.

Com uma platéia pequena, mas representativa, a Associação foi fundada, sua diretoria empossada e o trabalho tomou novo fôlego. A esperança geral é que tudo possa acontecer e Icozinho possa andar com suas próprias pernas e possibilidades.

Fonte: * Texto escrito por Getúlio Oliveira (editor-chefe do Jornal Folha do Salgado - antes Notícias do Vale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário