quinta-feira, 16 de junho de 2016

Agências do INSS no Cariri são ocupadas pelos trabalhadores rurais

As agências do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de municípios do Cariri incluindo Crato e Juazeiro do Norte estão sendo ocupadas por sindicalistas e trabalhadores rurais. A movimentação ocorre nesta quinta-feira (16), simultaneamente em várias sedes do instituto no Brasil. Os manifestantes contam com o apoio dos servidores do próprio INSS, que protestam conjuntamente, contra a reforma previdenciária proposta pelo Governo Federal.

Os sindicalistas contam que a reforma deve ampliar o tempo de contribuição para a aposentadoria do contribuinte. Com o rombo existente no INSS o governo deve elevar para até 65 anos a idade mínima para aposentadoria do trabalhador rural. Conforme destacou a coordenadora regional da Fetraece-Mulher (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará), Francisca Franci.

A proposta tramita no Congresso Nacional e está provocando temor também nos servidores da instituição. Conforme o diretor sindical e servidor do INSS, Fábio Caldas, com a extinção do Ministério da Previdência Social, eles temem que a previdência acabe sendo privatizada e passe a ser administrada pelos bancos.

Outra questão destacada pelo servidor é intenção de se transferir para o INSS o atendimento ao publico do programa Bolsa Família. Ele destaca que recentemente os servidores da entidade fizeram greve cobrando melhores condições de trabalho e esta ação deve sobrecarregar em até três vezes a demanda das agências. “Não é que sejamos contra. Mas, aqui em Juazeiro, se você marcar uma perícia hoje, só vai ser atendido em agosto, como é que essa estrutura poderá comportar mais essa demanda?”, questiona.

Estão ocupadas as agências de Araripe, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte. As ocupações contam com participação dos sindicatos de 24 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário