sexta-feira, 6 de maio de 2016

Emirados Árabes estudam construir montanha para aumentar chuvas

Os Emirados Árabes Unidos planejam construir uma montanha artificial para aumentar as precipitações de chuvas no país, de acordo com uma reportagem da revista local "Arabian Business". Especialistas da Corporação Universitária para Pesquisas Atmosféricas (UCAR), dos Estados Unidos, são os responsáveis pelo projeto, que ainda está em fase de estudos.

“Estamos avaliando os efeitos sobre o clima pelo tipo de montanha, quão alta ela deve ser e qual o melhor tipo de declive, contou Roelof Bruintjes, pesquisador da UCAR, à revista. A montanha deve forçar o ar a subir, criando nuvens, que então serão semeadas. A semeadura de nuvens é um processo de modificação da quantidade ou tipo de precipitação meteorológica por meio da dispersão de substâncias nas nuvens.

O local onde a montanha deve ser instalada ainda não foi definido. Os pesquisadores ainda estão testando diferentes localidades dentro dos Emirados Árabes.

"Se o projeto é demasiadamente caro para o governo, logicamente ele não será realizado, mas isso poderá dar uma ideia das alternativas que existem a longo prazo", disse Bruintjes. "Se isso se concretizar, a segunda fase seria procurar uma empresa de engenharia e decidir se a construção é viável ou não”.

Localizados no sudeste da Península Arábica, os Emirados Árabes Unidos têm precipitação média mensal de 5,7 mm, de acordo com dados do Banco Mundial -- a título de exemplo, uma região como o Rio de Janeiro tem média 20 vezes maior.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário