segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bandidos atiram em viatura do Ronda em Icó

Na manhã desta segunda-feira, 23, por volta das 00h30 o COPOM de Iguatu foi informado sobre um roubo à motocicleta na localidade de Sítio Cascudo, distante 20 km da sede do município.
A PM após colher as informações diligenciaram na entrada da cidade de Icó, onde se depararam por volta das 00h40 com a motocicleta NXR 150BROS 150 KS de Cor Vermelha e placa: NRE 3156 conduzida por um elemento que efetuou dois disparos contra o carro do Ronda.
O elemento após abandonar o veículo na Rua Dr. Inácio Dias, nas proximidades da Escola Vivina Monteiro, fugiu tomando rumo ignorado. Segundo a vítima o servidor público municipal  Roberli de Lima Alexandria, de  22 anos, o mesmo disse ter sido abordado por dois elementos, sendo que um estava sem camisa e outro com camisa armados com um revolver calibre 38, ainda informou que um Fiat Uno de cor Branca dava apoio.
As VTRs encontram-se diligenciando no sentido de localizar e prender os autores.

domingo, 22 de maio de 2011

Pedras do Cangati...


Com as chuvas desse ano e a cheia do Riacho Capitão Mor, é possível apreciar as belezas das pedras do Cangati, com a concentração de varias pedras no leito do riacho, que com a cheia do mesmo formam cachoeiras, proporcionando um belíssimo cenário “veja fotos abaixo”.
O Cangati como é conhecido fica a aproximadamente 5 km da vila Três Bodegas, local de banho e bastante diversão nessa época do ano...  







quarta-feira, 18 de maio de 2011

INFILTRAÇÃO EM BUEIRO PODE CAUSA INTERDIÇÃO DA BR116 EM ICÓ


Que há muito tempo os motoristas vem reclamando dos buracos na BR116 não é mais novidade, principalmente no trecho que liga Icó a Jaguaribe, mais algo mais grave esta pra acontecer trata-se de um “bueiro” mais conhecido como “bueiro da Tibaúba” nas proximidades do Conjunto “M” a 2 km aqui das Três Bodegas. O mesmo se encontra com uma grande infiltração de água que sai da sangria da lagoa de mesmo nome, veja foto.  Esse problema já é bem antigo, inclusive já foi feito serviço de reparo no local mais com as chuvas desse ano o problema se agravou e se continuar chovendo é bem provável que a BR fique interditada, pois a alvenaria já esta cedendo e o acostamento já apresenta uma grande cratera. Fica o alerta.

cratera aberta no acostamento

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Em Icó, colisão entre motocicletas deixa uma vítima fatal

Nesta terça-feira, 10, por volta das 13h, na CE 282, distante 05km do centro da cidade, a Policia Militar foi informada de um acidente de trânsito (colisão) com vítima fatal.
A colisão, envolveu o agricultor Cícero Ramos dos Santos, de 56 anos, que guiava uma moto Honda Titan 125, de placa HWX-5139, o mesmo colidiu com a moto Honda Titan 125 , de placa HWS-7567, guiada pelo servente de pedreiro Cícero Gomes Vieira, de 29 anos.
As vitimas foram socorridas ao Hospital de Icó, sendo que a primeira já chegou sem vida, e a segunda apenas com algumas escoriações pelo corpo. Os veículos envolvidos no acidente foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Icó.

fonte: iguatu.net

domingo, 8 de maio de 2011

Boletim Dengue 2011: Casos em Icó chegam a 876, segundo Sesa

O novo boletim da dengue da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apresentou novo aumento e alarmantes números da doença no Estado. Em uma semana, a quantidade saltou de 11.988 para 14.883 casos em território cearense, o que representou quase 3 mil novos registros em sete dias.
O documento registra os muitos casos nos municípios do interior, em espacial Itapipoca, Pacatuba, Guaiúba, Massapê, Santa Quitéria e Icó, que registraram aumento desde os últimos meses de 2010, segundo a Secretaria.
DENGUE HEMORÁGICA – O boletim confirma 101 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), sendo 50 na capital e 53 no interior. Neste caso, fazemos um adendo que deve ocorrer algum erro, visto que se somarmos 50 + 53, chegamos a 103 casos, entrando em contradição com os 101 do total.
Lembramos que houve o registro de oito óbitos por FHD, sendo quatro na capital e quatro no interior do Ceará, do qual um foi registrado em Icó.
Além disso, foram confirmados 82 casos de Dengue Com Complicação (DCC) em Fortaleza (com 9 óbitos) e 125 casos no interior (com 18 óbitos). Ainda há, em investigação, 76 casos (com 36 óbitos, sendo 24 na capital (com 14 óbitos) e 52 casos no interior (com 22 óbitos).
RANKING DO CEARÁ – O boletim da Sesa confirma que 161 municípios do Ceará estão com infestação pelo Aedes Aegypti, causador da doença. Destes, em 156 ocorreram a transmissão de dengue.
Os vírus circulantes, até o momento, são o Denv 1, 3 e 4, sendo este último não registrado desde o início das informações da dengue, em 1986. O ranking dos municípios cearenses com mais casos confirmados são:
1°_Fortaleza – 6.225 casos e 13 óbitos (4 de Febre Hemorrágica da Dengue e 9 de Dengue com Complicação);
2°_Itapipoca – 906 casos e 2 óbitos de Dengue com Complicação;
3°_Icó – 876 casos e 1 óbito de Febre Hemorrágica;
4°_Crateús – 711 casos;
5°_Maracanaú – 297 casos e 1 óbito Dengue com Complicação.
RANKING DA REGIÃO – Os números atualizados da Secretaria da Saúde confirmam que os casos de dengue em Icó continuam aumentando, no mês atual, assim como em novas confirmações de meses anteriores.
A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sediada em Icó e com a cobertura de outros seis municípios,confirmou novos registros em Umari, Orós e o registro do primeiro caso em Ipaumirim. O ranking da região está assim:
1°_Icó – 876 casos (398 em janeiro; 292 em fevereiro; 117 em março e 69 em abril) e 1 morte por Febre Hemorrágica;
2°_Orós – 60 casos (32 em janeiro; 27 em fevereiro e 1 em março);
3°_Baixio – 53 casos (20 em janeiro; 14 em fevereiro; 16 em março e 3 em abril);
4°_Umari – 35 casos (18 em janeiro; 15 em fevereiro; 1 em março e 1 em abril);
5°_Cedro – 1 caso (em janeiro);
6°_Ipaumirim – 1 caso (em março).
* Lavras da Mangabeira ainda não têm caso confirmado (este município tinha casos no penúltimo boletim, no entanto no novo infome foram zerados os dados).
Icó é Notícia

sábado, 7 de maio de 2011

ORÓS SANGRANDO COM MUITA ÁGUA.





O açude Orós está com 0,96 centímetros de lâmina de sangria e nas próximas horas chegará a um metro de sangria.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ROMARIA ALTO DA DIVINA SANTA CRUZ



Como era esperado, a subida do Alto da Cruz desse ano contou com a presença de bastante pessoas e tambem algumas autoridades politicas, infelizmente não foi possivel fazer a transmisão ao vivo pelo a internet como a gente tinha divulgado, devido a alguns problemas tecnicos, fica pra proxima.

domingo, 1 de maio de 2011

ROMARIA ALTO DA DIVINA SANTA CRUZ

A comunidade de Três Bodegas mais uma vez se prepara para a peregrinação de subida do alto da Divina Santa Cruz, o evento acontecerá nesta terça-feira (03), essa tradição de subir e rezar aos pés de uma cruz é bem antigo e a comunidade católica juntamente com as comunidades vizinhas se reúne sempre nesta data.
Nesse ano o blog Três Bodegas Agora tá preparando uma surpresa para as pessoas que estão fora do nosso município poder participar e interagir com o evento, apesar das dificuldades por não existir energia elétrica no topo do alto, o blog ta tentando fazer a transmissão da subida e das orações, ao vivo pela internet. Se dê tudo certo em breve estaremos divulgando o link.

Patrimônio histórico preservado nas ruas de Icó

A beleza e a arquitetura dos prédios de Icó encantam. O município tem várias áreas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todas merecem cuidado, por contarem um pouco da história do município e por ajudarem a preservar a riqueza cultural do espaço. Só na área poligonal de tombamento, são 268 imóveis – o que corresponde a 12,35 hectares.

O lugar é referente ao núcleo principal e primitivo da cidade, à parte originária, explica Erick Mendes Rolim, chefe do escritório técnico do Iphan em Icó. É lá onde estão as principais edificações, os prédios mais antigos, o teatro, a Prefeitura, Câmara. O arruamento também é histórico.

Há mais três pontos separados que também são tombados pelo Iphan – a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte (Igreja do Monte), o antigo mercado principal e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A poligonal do entorno também é uma área de proteção sob a tutela do Instituto. Pode sofrer intervenção mais drástica que a área do núcleo principal, mas até certo nível.

De acordo com Erick Rolim, o Iphan é responsável por fiscalizar sempre como as modificações nos prédios tombados estão sendo feitas. Os moradores precisam enviar um requerimento detalhando o que querem alterar na paisagem do imóvel. Depois de analisada pelo Iphan, a solicitação é ou não aceita pelo Instituto. O importante é que o imóvel não perca características tradicionais. Questão de preservação.

Alteração pode haver, contanto que não interfira na “leitura” dos imóveis. “O antigo deve ser preservado. A gente incentiva a pintura, a reforma de coberta, par evitar que arruíne, mas que mantenha as características tradicionais”, frisa Erick.

Fonte: O Povo


Nota do blog: é muito bom pra Icó ter uma matéria divulgada em um jornal de grande circulação como o povo, só engrandece a cidade, mais um detalhe que passou despercebido foi na foto de divulgação, nela mostra o descaso que está o transito de nossa cidade “uma mulher em uma moto sem capacete e com uma criança na frente totalmente desprotegida”, coisa comum de se ver no transito da nossa cidade, realmente lamentável. Fica o registro.