sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Icó - CE: Lançado Programa Fila Zero


Este município quer acabar com a longa espera de pacientes por cirurgias eletivas. Nos últimos anos, o atendimento na rede pública foi reduzido e a demanda cresceu significativamente. Com o objetivo de reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde lançou o programa "Fila Zero". A meta é eliminar a lista de espera até o fim do ano a partir da realização de cirurgias de catarata, próstata, vesícula, histerectomia, hérnia, períneo e outros procedimentos.

A cirurgia eletiva é aquela marcada para ser feita em data futura, diferentemente dos procedimentos de emergência e de urgência. O projeto conta com o apoio do Programa Vida Nova, patrocinado pelo Governo do Estado e com recursos complementares da Prefeitura.

A meta é chegar a 200 cirurgias por mês a partir de setembro deste ano. "Nós estamos fazendo um esforço para acabar com as pendências e a longa espera nas filas", disse o secretária de Saúde, Zuíla Maciel.

Para este mês, a secretaria de Saúde estima alcançar a metade da meta. Inicialmente, a atenção maior é para as cirurgias de catarata com implante de lente. O oftalmologista Ariosto Bezerra Vale pretende realizar 60 cirurgias mensais. Na semana passada, foram atendidos 100 pacientes que tiveram exames para avaliação preliminar.

"A intervenção é rápida, sem dor, e os resultados são maravilhosos", comentou Vale. "Tenho acompanhado pacientes que estão há anos com a lente implantada sem qualquer problema de visão", disse.

Nas cirurgias oftalmológicas, a técnica utilizada consiste na Facoemulsicação, realizada em média de 15 minutos, com o uso de equipamentos suíços, de conformidade com os melhores tratamentos utilizados em centros desenvolvidos.

Segundo a secretária de Saúde de Icó, Zuíla Maciel, o município está investindo na melhoria do atendimento e também na ampliação dos serviços.

"Esse é um primeiro passo, mas outros programas serão realizados", disse. "O nosso foco é na redução ou mesmo eliminação da fila de espera por cirurgias eletivas".

O assessor de gabinete, Marcos Barreto, informou que estão em construção uma clínica de especialidades médicas e, ainda, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com recursos do Governo do Estado e com contrapartida da Prefeitura. Em breve será iniciada a construção, na área do hospital regional, de um bloco destinado à Pediatria, com verba dos governos Estadual, Federal e, também, Municipal.

O município também está investindo na melhoria do atendimento de emergência do Hospital Regional do Icó, que ainda apresenta deficiência e gera reclamações por parte da população. "Melhoramos o plantão a partir da contratação de novos médicos e ampliamos a oferta de serviços", frisou o prefeito de Icó, Marcos Nunes. Segundo o gestor, "esperamos superar as dificuldades em pouco tempo". Até o fim deste ano, todos os inscritos que necessitam de cirurgias eletivas deverão ser atendidos. A crescente demanda e o atraso na realização por procedimentos cirúrgicos contribuíram para agravar o quadro na rede pública de saúde do município. Em face dessa realidade, o programa quer alcançar a meta definida inicialmente. Para isto, os profissionais de saúde estão mobilizados. A expectativa é positiva. "Estamos otimistas com o andamento do projeto", frisou a secretária. "Em breve, a população vai perceber a mudança e o nosso esforço".

fonte: site miseria

Nenhum comentário:

Postar um comentário