domingo, 29 de novembro de 2009

Icó-CE: Homem de 74 anos é preso violentando doente mental de apenas 12 anos

A zona rural de Icó foi palco de um caso de Estupro Vulnerável quando um aposentado de 74 anos foi preso violentando um garoto de 12 anos que sofre de problemas mentais. O caso aconteceu no Distrito de Icozinho, distante cerca de 60 quilômetros da sede do município e revoltou a população. João Guedes da Silva, de 74 anos, mais conhecido como João de Julião, foi flagrado na parede de um fogão de lenha abusando de um garoto de 12 anos que é doente mental.

Quando a mãe da criança viu a cena, imediatamente acionou a polícia e os inspetores Nogueira, Tales e Júnior Pernambucano foram até o local e prenderam o acusado. Ele foi ouvido pelo Delegado Regional de Icó, José Gonçalves de Almeida, e o escrivão Mauricio Gomes e terminou sendo autuado por estupro vulnerável estando recolhido ao presídio à disposição da justiça.

A mãe da criança é Josefa Benedito da Cruz a qual é acusada por João de Julião de estar tentando lhe incriminar. Apesar da doença mental, a criança contou aos policiais os detalhes de como foi abusado pelo homem. Agora vai ser submetida a exame no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu. Populares ficaram revoltados com o comportamento de João, principalmente pelo fato de ser pai de11 filhos.

sábado, 28 de novembro de 2009

CAMPEONATO DA SEGUNDA DIVISÃO ICOENSE

14 Jogos movimentão a Segundona Icoense neste Sabado e Domingo Dias 28 e 29 do 11 de 2009. São eles:

Sabado dia 28 
No campo da br 15:30 hs;Catavento x Meninos da Vila, 
No Campo das Pedrinhas as 15:30 hs; Retiro x Flamengo da BR, 
No Estadio, as 15:30 hs;São jose x PSV do Gama, 
No Sitio Cascudo as 15:30 hs; Canto x Tatajuba, 
Em Lima Campos as 15:30 hs, Beta x Alfa ; 
No Cnjunto M as 15:30 hs ;Três Bodegas x Conjunto M.

No Domingo dia 29 

as 08:00 hs da Manhã sera realizado Três jogos: 
No Estadio agemes x palmas, 
Em Pedrinhas, BNH x Unidos, 
No campo da BR, Juvento x São Luis.
A tarde a partir das 15:30 hs, 

No Estadio São João x Alto Da Varzea, 
No Campo das Pedrinas, União do gh1 x associação do gh2, 
Na br Verdão x Mucurure, 
Em Lima Campos, Louro Verde x Espressinho, 
No Conjunto M, Conj. KL x Cruzeirinho.

A Arbitragem destes Jogos Fica Por Conta Da LIAF.


Na segunda feira todos os resultados dos jogos serão postados aqui...


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Buraco causa acidente de trânsito em Icó

No dia de ontem,19/11, por volta das 20:00 horas, na BR 116 km 386, distante 16 km da sede deste município, a Polícia Militar tomou conhecimento de uma ocorrência de trânsito (tombamento).

A Policia Militar através da VTR 2382, compostas pelos policiais militares, CB PM AZEVEDO, CB PM RODRIGUES, SD PM DANIEL, se dirigiram ao Hospital Regional, constataram o fato e se certificaram que na localidade de Bertioga, o caminhão Mercedes Benz 608 “D” de cor Branca, ano 85/86, placa MUO-4707, guiado por ROGERIO DA SILVA LEITE, 28 anos, casado, natural de Umarí/PB, que ao desviar um buraco perdeu o controle do mesmo e tombou na pista. O motorista sofreu fratura na perna direita e os ocupantes SEVERINO TARGINO DOS SANTOS, casado, vendedor, 51 anos, natural de João Pessoa/PB e JOSÉ JORGE DE OLIVEIRA, casado, vendedor, 35 anos, natural de Sapé/PB, foram socorridos para o Hospital Regional de Icó/CE, os mesmos sofreram escoriações pelo corpo e foram medicados e liberados. 

fonte: iguatu.net

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Moto é roubada em Icó

No dia de ontem 15/11, por volta das 03:00 horas, no Parque de Vaqueja Nana Peroto, que fica localizado no Conjunto Gama, zona urbana de Icó/CE, foi furtada uma motoneta, marca HONDA, modelo C100 Biz, verde, ano 99/2000, placa HXB 0720, Icó, chassi9C2HA0710YR205395; a vítima trata-se da pessoa de Wandemberg de Oliveira, 29 anos.

Logo após tomar conhecimento do fato, de imediato a VTR RP2182, composta pelos policiais CB PM AZEVEDO e o CB PM MENEZES,deslocou-se para o local do fato, onde veio a colher a informação que a vítima pediu para um amigo, identificado apenas por José Antônio de Lima, tomasse conta da motonotena, e, em um certo momento, o amigo supracitado viu quando um indivíduo, desconhecido, de cabelo loiro,baixo e usando brinco, montou no referido veículo, e então o José Antonio advertiu para que o elemento não pegasse a moto, mas o supracitado disse que o proprietário tinha autorizado, instantes que o desconhecido colocou a chave na ignição e saiu no veículo em referência, tomando sentido desconhecido. Que estão sendo realizadas diligências policiais, no sentido de identificar, localizar e prender o infrator do fato, como também reaver o veículo furtado.

fonte: iguatu.net

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Prisão por infração a Lei Maria da Penha em Icó

No dia de ontem,12/11, por volta das 11h:50 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento de uma agressão a uma mulher, ocorrida na rua Dr. Inácio Dias, no centro de Icó.
DA AÇÃO PM E DESFECHO: A Polícia Militar, através da VTR 2382,composta pelos policiais 1º Sgt PM HERIVELTON e SD PM NONATO,compareceu ao local acima citado, onde fora vítima de lesão corporal a pessoa de JACKELIA FERREIRA DA SILVA, 20 anos,  residente no mesmo local onde se deu o fato. Esta fora lesionada por seu companheiro HENRIQUE PEDRO DA ROCHA ALVES, 23anos, amasiado, servente de pedreiro e natural de Icó. A Polícia Militar chegou imediatamente ao local e prendeu em flagrante o agressor, conduzindo-o à delegacia de polícia civil local para a adoção das medidas cabíveis.
 
fonte: iguatu.net

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Morte por choque elétrico em Icó

No dia de ontem, 11/11, por volta das 09:00 horas, policiais militares do PPM de Icó-CE, foram informados pela DP local, que no sítio Santana, distante 46 km da sede de Icó, uma pessoa teria sofrido um choque elétrico e vindo a óbito.
A Polícia Militar, através da VTR 2382, composta pelos policiais 1º SGT PM DANIEL e SD PM DANIEL, foram a Delegacia Regional de Icó e pegaram os dados. A vítima trata-se de ERNALDO MOREIRA DA SILVA, 38 anos . Segundo informações, o mesmo estava consertando uma antena de televisão, quando tocou em um fio, sofrendo uma descarga elétrica, vindo a óbito no local. O corpo foi conduzido para o IML de Iguatu-CE.

fonte: iguatu.org

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Roubo a pessoa em Icó

No dia 09/11, por volta das 06h30min a Polícia Militar tomou conhecimento através 190, informando que no sitio Tenente à 18 km da sede deste município, o Sr. Conhecido por Assis, foi abordado por dois infratores que saíram do matagal armado de revólver e anunciaram o roubo, subtraíram a quantia de R$ 5.000,00 ( cinco mil reais) que a vitima vinha transportando, logo em seguida os infratores fugiram tomando rumo ignorado. A vitima não compareceu a Delegacia Regional para registrar a ocorrência.
A VTR 2382 composta pelo - 1º SGT PM - DANIEL - CB PM - AZEVEDO - SD PM – KLEBER , ao tomarem conhecimento comapareceram o local no intuito de identificar, localizar e prender os infratores.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

VERDE OU AMARELO? A farinha é a mesma, só muda a cor do pacote!

Triste do cidadão que acha que na política, diga-se de passagem: POLITICAGEM, do Icó existem dois lados, pior ainda, que um destes lados é o bonzinho e o outro, por sua vez, é o malvado. No máximo há a divisão entre os de barriga cheia e os sedentos por uma teta gorda.

Não percam seu tempo, muito menos seus amigos, discutindo algo que não existe de fato. A verdade não é novidade para ninguém, já se presenciou uma, duas, várias vezes o que realmente acontece no Icó. Falo das “viradas” e “uniões” que se vê há muito tempo e a todo instante, algumas mais discretas e outras inimagináveis, mas sempre constantes.

O fato é que se essa é uma prática tão corriqueira entre os ditos “políticos” de nossa cidade, “por que?”, para que intrigar-se com seu vizinho, deixar de comprar com o comerciante que apóia um candidato diferente do seu, fazer declarações de amor por um e, certas vezes, chegar até a difamar o outro ou um membro próximo de sua família? Quem nunca agiu assim antes, com certeza conhece alguém que já o fez.

O problema é que esses mesmos políticos pelos quais se luta hoje, amanhã provavelmente estarão abraçados àqueles aos quais se combate. E então, pra que nadar tanto e morrer na praia?

A verdade é que uma meia dúzia de pessoas do Icó, como diria uma certa figura, está comprometida pura e simplesmente com o poder, são estas os “políticos”, empresários e comerciantes inescrupulosos, não podendo faltar também entre tais figuras o bom e velho “babão”, enfim pessoas que se beneficiam, leia-se, mamam nas tetas do poder.

Se você não se encaixa em nenhum dos perfis acima citados pondere, reflita e avalie se realmente vale a pena continuar com esse tipo de picuinha.

Vale destacar três pontos importantes. Primeiro, sair da oposição e ir para a situação não é sinônimo de conchavo, de “enrolada”. Pode ser uma forma de dar governabilidade a um administrador que venha desempenhando um bom trabalho, por exemplo.

Segundo, é irresponsabilidade generalizar o pensamento de que todos os políticos estão comprometidos apenas com o poder. Se realmente fosse assim não haveria espaço para a esperança, um sentimento que habita tantos corações de filhos icoenses.

Terceiro, e ultimo, não é porque a política da cidade muitas vezes é feita à base de politicagem que devemos nos afastar dela, pelo contrário, deve-se procurar cada vez mais enxergar o que acontece, quem são as pessoas nas quais votamos, o que elas fazem, e principalmente criticar o que estiver errado. Não se pode deixar de criticar, desde que essa crítica seja pautada na verdade, para que assim possa ser construtiva.

Reafirmo, não perca seu tempo e muito menos seus amigos. A conduta a se adotar é justamente oposta à tomada pela maioria dos políticos, em vez de comprometer-se com o poder, comprometa-se, cidadão, com o Icó, com as crianças dessa terra, com o futuro de nosso povo. E acredite sempre no novo, acredite que é possível mudar, acredite que para isso o Icó não depende nem de um lado nem de outro, depende só de você. Acredite!
__________________
* Texto escrito e enviado por José Ferreira de Abreu Neto - Brasília, 09 de novembro de 2009
fonte: ico é noticia

P.S.: Concordo com tudo o que escreve o amigo acima, icó faz tempo que precisa de uma terceira via, uma terceira opção, alguem que tenha sim planos concretos pra mudar nossa cidade e acabar de vez com essa politicagem que só traz atrazo ao nosso sofrido icó. 

Município de Icó, festa política acaba com dois baleados.

    Icó, na região do Jaguaribe, duas pessoas foram atingidas por balas durante uma festa política.

    O encontro foi na noite de sábado no Cabana Club de Icó. O agricultor Irandir Frreirbrio, de 30 anos, que mora no Conjunto Alfa daquele município, é o acusado dos disparos. Segundo a polícia, ao se encontrar com um suposto desafeto de nome Osvaldo Alves Batista, de 28 anos, residente no Conjunto NH-2, O agricultor sacou o revólver e o alvejou no abdômen.  
Uma bala perdida foi de encontro ao estivador Liduino Alexandre de Castro, de 55 anos, que terminou atingido no tórax. Ambos foram socorridos para o Hospital Regional de Icó, onde permanecem internado em observação médica. Irandir fugiu e acabou preso por policiais civis em um posto de combustíveis que funciona perto da Delegacia ainda com a arma do crime. Ele contou ao delegado Pedro Viana que atirou em Osvaldo para se vingar de umas facadas que levou do mesmo há sete anos.

    
fonte: site miseria
fotos: Richard Lopes.


   

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Governador Cid Gomes critica Ministro dos Transportes em Icó

Durante o Governo Itinerante em Icó o governador Cid Gomes ao ser questionado sobre a recuperação de estradas na região principalmente sobre as estradas federais, o mesmo culpou o Ministro dos Transportes pelo atraso na recuperação de trechos em solo cearense, “ realmente várias estradas federais que não é de responsabilidade do governo do estado e sim federal, estão em péssimas condições, as BRs 304, 020, 116 e tantas outras estão realmente muito ruins, eu tenho reclamado muito deles a rigor a pessoa que está a frente do DNIT que nem tem muita culpa fica dizendo que fico fazendo isto por questão política, porque ele é de um partido e eu sou de outro ,não é não, eu não estou nem falando dele, estou falando do Ministro dos Transportes que realmente não tem dado ao Ceará a atenção que nós precisamos, eles estão cheios de promessas dizendo que estão fazendo as licitações e que deve melhorar” disse Cid Gomes.

Prisão por porte ilegal de arma de fogo em Icó


Na madrugada de hoje, 06/11, por volta das 01h30min, na Av. Nogueira Acioly, mais precisamente, próximo à farmácia Osvaldo Cruz, centro da cidade de Icó/CE, foi preso por policiais militares, pertencentes àquele PPM, a pessoa de Francisco Cavalcante da Silva, 49 anos, o qual foi flagrado portando uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 32, marca SMITH WELSON, Nº. 536058, com seis(06) cartuchos intactos.

O fato ocorreu através da VTR RP 2162, composta pelo SUB TEN PM FLÁVIO e o 1º SGT PM DANIEL, que estava realizando rondas ostensivas e preventivas pela cidade, quando veio a abordar a pessoa supracitada, e, ao revistá-lo, foi encontrado a arma em alusão, sendo o referido, juntamente com a arma apreendida, conduzido para a Delegacia Regional de Icó, para a instauração do procedimento cabível para o fato.

fonte: iguatu.net

Iguatu - CE - ´Buchada´ de tilápia conquista consumidores


    A "buchada" de tilápia conquistou a preferência de consumidores na região do Cariri e em Fortaleza. Produzida inicialmente por um projeto comunitário de criação e beneficiamento do pescado, no Sítio Jurema, nas margens do Açude Orós, na região Centro-Sul, as vendas são crescentes e garantem renda para as 25 famílias associadas, que também fazem bolinha de peixe, filé, linguiça, risole e "fishburguer".

    "A ideia deu certo", comemora Maria Cândido, conhecida por Aurilene, que é coordenadora da unidade de processamento de pescado do Sítio Jurema. "Nos últimos três anos, a vida dos moradores melhorou muito". O exemplo do pioneirismo vem se espalhando para outras comunidades rurais que também passaram a criar tilápias em gaiolas e fazer o processamento do pescado para agregar valor ao produto final.

    Inspiração

A tradicional buchada de bode, prato típico da culinária nordestina, inspirou as produtoras rurais do Sítio Jurema a criarem um produto semelhante. A nova "buchada" é recheada de filé de tilápia picado, temperado com cheiro verde, alho, pimentão, cebola e pimenta, envolta na pele do peixe, que é costurada e fica na forma de um saco ou bucho. É um prato ideal para ser servido cozido, em tempero caseiro, entretanto, pode receber molhos, segundo a criatividade do cozinheiro.

No Sítio Jurema, Marineide Venâncio costura com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio da "buchada", que vem tendo boa aceitação em Fortaleza e na região do Cariri. "Se tivéssemos 500 quilos por semana, venderíamos tudo", disse. "Nunca imaginava que um dia iria fazer ´buchada´ de peixe, mas dá certo e é gostoso". Atualmente são produzidos 300 quilos da "buchada".

    Aceitação

Os consumidores confirmam que o produto é bom como tira-gosto ou mesmo como entrada para um prato principal de pescado. "Quem gosta de peixe vai adorar a ´buchada´ que é feita com recheio de filé", garante o funcionário público, Carlos Ribeiro, que incluiu o alimento em seu cardápio semanal. "Faz bem à saúde".

As atividades no Sítio Jurema não cessam. No geral, são 75 pessoas trabalhando na criação de tilápia em 1.125 tanques-redes e na unidade de processamento do pescado que ocupa parte da escola da comunidade. A produção semanal há dois anos era de dois mil quilos de pescado. Hoje, saltou para 10 toneladas. A renda mensal dos produtores que era de R$ 300,00, dobrou e a perspectiva é de crescimento.

Os produtos mais vendidos são filé, linguiça e a buchada de tilápia. O grupo de 25 produtores trabalha com o objetivo de obter financiamento para aquisição de equipamentos que possibilitem ampliar a produção da unidade de processamento de pescado. "O nosso objetivo é equipar melhor a unidade e obter um prédio próprio com melhor estrutura", disse Aurilene.

A associação recebeu uma proposta de uma empresa de Fortaleza para comprar mil quilos de buchada de tilápia por semana. "Vamos ter de adquirir máquinas para costurar a pele e processar o produto porque da forma manual como fazemos hoje não dá mais para atender a demanda que é crescente", explica Aurilene Cândido.

    PRODUÇÃO

300 quilos de buchada são produzidos no Sítio Jurema, na cidade de Iguatu. Para fabricar o produto, é preciso costurar com paciência a pele da tilápia para colocar o recheio feito do pescado.

    Mais Informações:

Associação Comunitária do sítio Jurema no município de Orós
(88) 3584. 8001
(88) 9953. 1137
 
fonte: site miseria

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cid Gomes apresenta ações de Governo em Icó


O município de Icó, na região Centro-Sul, foi sede do Governo do Estado nesta quarta-feira (4). A ação, que faz parte do Programa Governo do Ceará na Minha Cidade, ou Itinerante, tem o objetivo de aproximar a administração estadual e municipal. “É a partir dessa iniciativa que podemos resolver os problemas dos cidadãos dos municípios do Interior”, explicou o governador Cid Gomes.
Na ocasião, o Governador Cid e secretariado participaram de audiência pública com o tema: Infraestrutura, assunto que o governador avalia bastante amplo e fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “O Governo do Estado entende que, para trazer desenvolvimento a todas as regiões cearenses precisamos executar ações de infraestrutura”, disse.
Para exemplificar essas ações o governador citou algumas obras que estão andamento no Estado. “Temos a construção de estradas, e isso garante o escoamento de nossa produção e fortalece o setor do Turismo. Temos também empreendimentos importantes como a construção de 21 Policlínicas, 21 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Hospitais Regionais e 52 delegacias em todo território cearense, além de obras de infraestrutura hídrica com a construção dos trechos 4 e 5 do Eixão das Águas, o Cinturão das Águas, a Transnordestina e a construção de açudes, entre muitas outras”, relatou Cid.
Durante a instalação do Itinerante, Cid Gomes ainda realizou diversas ações como: assinatura dos termos de Adesão ao Programa de Cooperação Federativa (PCF), no valor de R$ 1.722.537,53, beneficiando os municípios: Cariús, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari; entrega de certificados à  candidatos aptos a participarem do Programa Carteira de Motorista Popular do Detran; entrega de carta de crédito para aquisição de terras pelo programa Crédito Fundiário ao município de Lavras da Mangabeira, no valor de R$ 445.680,00 e entrega de certificados do Projeto Mandala, beneficiando os municípios de Iguatu, Lavras da Mangabeira e Cariús.
Os secretários, no período da tarde, participaram de fóruns e reuniões que acontecem em vários pontos da cidade. Já a população é assistida com as ações de cunho social como corte de cabelo grátis, exames médicos e odontológicos, emissão de carteira de identidade e folha corrida e balcão de informações sobre o programa Bolsa Família, ProJovem Adolescente, além da ouvidoria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O Governo Itinerante prossegue neste sábado (07), na cidade de Russas, região do Vale do Jaguaribe.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Itinerante: Campo Sales e Icó recebem “Governo do Ceará na Minha Cidade”


Por meio do PCF, mais de R$ 600 mil serão liberados para o Sul do Cariri e R$ 1,7 milhão para Centro-Sul.
Na terça-feira (3) e quarta-feira (4) será realizado nos municípios de Campo Sales e Icó, respectivamente, o programa de interiorização das ações do Executivo Estadual “Governo do Ceará na Minha Cidade”.
Para o sul do Cariri a previsão é de que sejam liberados, só através do Programa de Cooperação Federativa (PCF), mais de R$ 600 mil. Para os municípios na região de Icó, na região Centro-Sul, o valor chega a R$ 1,7 milhão. Esses recursos serão destinados para investimentos em áreas como saúde, educação, cultura, habitação e saneamento.
Como acontece durante a solenidade, o governador Cid Gomes presidirá audiências públicas tratando de assuntos específicos a cada região. Em Campo Sales o tema abordado será Interiorização do Ensino Superior e Implantação do Cinturão Digital e no município de Icó a audiência abordará ad ações de infraestrutura. Esta é uma oportunidade para debater os problemas e ouvir do Governador e dos Secretários de Estado suas propostas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Durante todo o dia, o Itinerante oferece um mutirão de ações aos municípios visitados. O destaque é o Programa Carteira de Motorista Popular, onde será realizada a entrega de certificados a candidatos aptos a participarem do programa nas três regiões. Nesta ação, o Governo paga todas as despesas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos candidatos.
Na solenidade, o governador Cid Gomes também realiza a entrega de livros para bibliotecas públicas, assina adesão aos programas na área do desenvolvimento social e agrário. A agenda dos secretários envolve a participação em fóruns e visitas administrativas.

Salários de professores estão abaixo do piso em 36 municípios. Icó está na lista.

Relatório da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) sobre vencimento dos professores nas escolas públicas aponta 36 cidades que desobedecem à lei nacional do piso para a categoria.

Pelo menos 36 municípios cearenses ainda não cumprem a lei do piso salarial nacional, sancionada em julho de 2008. Os dados são da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), com base em informações repassadas pelos sindicatos a ela filiados e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará. As redes públicas municipais empregam a maior parcela dos professores no Estado, de acordo com censo do Ministério da Educação (MEC).

Levantamento feito na última semana em 78 das 132 cidades cearenses onde a Fetamce possui representação sindical aponta ainda que 24 prefeituras não pagam nem o salário mínimo, atualmente no valor de R$ 465. A legislação em vigor, considerada uma vitória histórica do movimento sindical da categoria, estabelece que professores com ensino médio na modalidade normal devem receber no mínimo R$ 950 se trabalham no regime de 40 horas por semana.

O piso salarial também serve de referência para os demais regimes de trabalho, de forma proporcional. Assim, professores que trabalham 20 horas por semana, o que equivale a meio expediente, deveriam receber, ao menos, R$ 475. Não é assim em Altaneira, município a 556 quilômetros de Fortaleza. Lá, os professores da rede municipal que não têm graduação, com 20 horas de trabalho por semana, são remunerados com R$ 229, menos da metade do salário mínimo.

Se o profissional tiver mais tempo de estudo, chegando ao ensino superior, pode ganhar um pouco mais na mesma rede municipal: R$ 375. Cursando pós-graduação chega a receber, por mês, R$ 379,33, de acordo com o relatório da Fetamce. Altaneira foi o município com os salários mais baixos identificados pelo estudo, seguido por Tamboril (R$ 232,50), Pacujá (R$ 243,75), Martinópole (R$ 320) e Aratuba (R$ 330), também no regime de trabalho de vinte horas por semana.

No relatório, no entanto, existem profissionais apenas um pouco acima dessa faixa salarial trabalhando os dois expedientes. Em Tururu, a 124 quilômetros da Capital, os professores sem graduação recebem R$ 378. Com nível superior, chegam a receber R$ 530. São R$ 420 a menos que o valor mínimo fixado por lei para essa carga horária.

Para Sebastiana Rodrigues Faustino, presidente da Fetamce, ``muito mais do que falta de recursos, falta vontade política`` para melhorar os vencimentos dos educadores. ``A gente tem orientado os sindicatos a continuarem mobilizados, a fazerem denúncias no Ministério Público e na Justiça, para que haja investigação, para ver como estão sendo gastos os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)``.

Quixadá é o município com a melhor adaptação à lei do piso salarial nacional, pela avaliação da Fetamce. Na rede municipal da cidade, o salário inicial dos professores com nível médio normal é de R$ 1.023, para 40 horas. Para professores com graduação, o valor sobe para R$ 1.402,14.

Outra rede destacada por Sebastiana Faustino é a de Limoeiro do Norte. O salário inicial, para a formação no ensino normal, é de R$ 566,20 para 20 horas de trabalhos semanais. Com graduação, passa para R$ 594,51. O reajuste é de 30% para quem tem licenciatura, 45% para quem tem mestrado e 70% para o professor com doutorado. ``Tem município que implantou o piso nacional e não teve nenhum problema financeiro. Em alguns locais, o que há é uma falta de compromisso com a aplicação das verbas públicas``, acrescenta.

E-Mais

>O estudo da Fetamce não incluiu os professores de Fortaleza, por não ter sindicato filiado na Capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o valor mínimo pago aos professores que não cursaram nível superior é de R$ 1.331 (48h semanais), acima do exigido por lei.

> A presidente da Fetamce afirma que em muitos municípios que implementaram o piso, o salário dos professores com ensino superior tem sofrido achatamento. ``Com a exigência do piso do magistério, muitas prefeituras que têm aprovado esse valor não têm reajustado o salário do pessoal com nível superior``.

> Os municípios pesquisados pela Fetamce representam cerca de 42% do total de cidades do Ceará, 184.

>A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, admite que pessoas sem nível superior, mas com formação de ensino médio na modalidade Normal, lecionem na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. A partir daí, é preciso ter graduação.

> Os 78 municípios incluídos no levantamento da Fetamce foram: Acarape, Acaraú, Acopiara, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Araripe, Ararendá, Aratuba, Baixio, Barreira, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Campos Sales, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Chaval, Coreaú, Crateús, Crato, Eusébio, Frecheirinha, Guaiúba, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Icapuí, Icó, Irauçuba, Ipaporanga, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Itapiúna, Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacara, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Macaranaú, Martinópole, Massapé, Meruoca, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Mucambo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacujá, Graça, Paramoti, Piquet Carneiro, Potiretama, Quixadá, Redenção, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral,Tabuleiro do Norte, Tamboril, Trairi, Ubajara, Umirim, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Fonte: Jornal O Povo (02/11/2009)