sábado, 5 de setembro de 2009

 
O município de Araripe se tornou pioneiro ao inovar no processo de compra dos gêneros alimentícios para a merenda escolar. Ao invés de fomentar a economia de outras cidades de maior porte, a prefeitura retém os recursos para investir na produção local. O prefeito Humberto Germano Correia estabeleceu uma parceria com os pequenos produtores da agricultura familiar e os resultados são bastante favoráveis, segundo ele próprio comemora.

    Comprar os alimentos no próprio município representa a garantia de mercado para os produtos originários do setor agropecuário. Mais que isso, gera renda, incrementa a produção, faz o dinheiro circular na economia de Araripe e ainda oferece aos alunos uma merenda saudável. Sem esconder o orgulho, o prefeito aponta que dos cinco primeiros municípios a adotar essa postura, quatro são da região Sudeste e apenas Araripe surge como do Nordeste.

    
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Araripe, José Rutemberg Fortaleza Silva, até já recebeu convite para ir à Brasília expor sobre esse trabalho. O município ganhou, também, uma moção de reconhecimento por focar o investimento dos recursos da merenda escolar nos produtos da agricultura familiar. "Evitamos comprar de fora o que oferecemos para os nossos alunos, deixando de favorecer as grandes cidades", explica Germano.


    Conforme explicou, foi criado um cardápio para a merenda escolar baseado no que o município produz. Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que permite comprar da agricultura familiar, a prefeitura estimulou a criação de associações com esse intuito. O passo seguinte foi lançar o edital de compra dos produtos com reflexos positivos para todas as partes representando cerca de R$ 130 mil. As esposas dos donos de vacarias, por exemplo, foram capacitadas a fabricar derivados do leite.

    São gêneros como iogurtes, queijos, bebidas lácteas, doces de leite, ricotas que foram incluídos no cardápio. O Secretário de Agricultura afirmou que elas terão cerca de um salário por mês com a compra do iogurte num total de oito mil litros nesses cinco meses do segundo semestre. "No próximo ano pretendemos triplicar essa compra", adiantou. Outros produtos são fubá de milho, feijão e bolos. Somente de agosto a novembro vão ser comprados 3,6 mil quilos de goma para a fabricação de quase 35 mil tapiocas.


PS.: Um exemplo a ser seguido.


fonte: site miseria

Nenhum comentário:

Postar um comentário