sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CEREPJAM leva projeto sobre Cultura de Icó para a FENECIT, em Recife

"Lugar de Memória. Um Estudo sobre a Contribuição da Cultura Africana no Patrimônio Cultural de Icó: Um Resgate a Valorização da Cultura Local".
Este projeto, trabalhado pelo Centro de Referência Padre José Alves de Macedo [CEREPJAM], o "Cirão", foi selecionado para a 11ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia [FENECIT], integrando projetos de 16 estados do Brasil e 4 latinoamericanos.
A ação educacional icoense tem a orientação da professora de História Carla Emanuela de Melo Lima e os alunos Larissa Maria Estrela, João Paulo Barbosa e Maria Luísa Alves, todos estudantes do 2º ano do ensino médio do CEREPJAM, pertencente a 17º CREDE- Icó-CE.
O pano de fundo do trabalho estuda a história e memória da Rua Desambargador José Bastos, conhecida popularmente como "Rua do Meio", que guarda em seu patrimônio material e imaterial a influência africana trazida através dos negros que tornaram-se escravos e que tinham presença na então Vila do Icó, nos séculos XVIII e XIX.
Em Recife, local de realização do evento, também está presente o professor de Sociologia, Pablo Eduardo. A FENECIT tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. Tem sido pioneira na produção científica no estado de Pernambuco. A edição de 20165 teve início na última terça-feira [22] e prossegue até sábado [26], na Uninassau Boa Viagem.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Mercado da tecnologia vestível está crescendo, diz pesquisa



O mercado da tecnologia vestível, liderado pelo relógio Apple Watch e todo tipo de dispositivo conectado que permita desde monitorar os batimentos cardíacos até ver quem está ligando, está no auge - é o que diz uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (14). O levantamento conduzido pela empresa IDC afirma que as vendas globais de dispositivos ´wearable´ chegarão aos 76,1 milhões de unidades em 2015, um aumento de 163,6% relativo a 2014. Espera-se que para 2019 os números deste tipo de produto alcancem as 173,4 milhões de unidades, o que representaria uma taxa de crescimento de 23% nos próximos cinco anos. O setor que registra maior crescimento é o dos "vestíveis inteligentes", que inclui relógios e dispositivos com mais capacidades do que os "básicos", como pulseiras para fazer esportes. "Os vestíveis ´smart´ só representam um terço do mercado total, enquanto os básicos, liderados pelos dispositivos para ´fitness´, representam todo o resto", afirmou o analista da IDC Jitesh Ubrani. Ubrani estimou, contudo, que os vestíveis inteligentes devem superar a categoria dos básicos em 2018. Segundo a IDC, o Apple Watch e o sistema operacional watchOS têm aproximadamente 58% do mercado este ano e estimou que venderão 13,9 milhões de unidades. A Apple não divulgou nenhuma cifra de vendas até o momento. Android e Android Wear, o sistema operacional da Google, arrebanhariam 17,64% do mercado com a venda de 4,1 milhões de aparatos este ano, segundo a IDC. No início deste mês, os relógios inteligentes foram as estrelas da edição 2015 do grande salão de eletrônicos IFA de Berlim. 

Fonte: AFP