quarta-feira, 30 de março de 2011

Icó é Notícia – Patrimônio do Povo icoense

Mais um meio de comunicação entra para o rol do Patrimônio do Povo, trata-se do site Icó é Notícia, que, hoje, completa três anos de existência. Criado com muita galhardia pelo jornalista icoense, Yuri Guedes, pilar crucial no mundo da blogosfera icoense.

Desde o dia 30 de março de 2008, o costume dos internautas não foi mais os mesmos, porque passou a existir um meio interativo e informativo genuinamente icoense, com as peculiaridades da nossa gente.

Hoje nada mais passa despercebido em nosso torrão, seja na cultura, política, saúde, história, social, humor etc.


Como diz o nobre jornalista Yuri Guedes: “Este sucesso do Icó é Notícia não depende só de mim, mas sim do coletivo”. Então tenho o prazer e a felicidade de fazer parte desta história e compartilhar essa data especial com você companheiro diário deste canto de pagina.

Ressaltem-se, também, os parceiros do site: Rádio Brasil FM, Folha do Salgado, além de diversos blogs parceiros icoenses e do Ceará, que divulgam as informações e divulam o espaço em seus links. Assim como os articulisas que colaborarm com seus textos reflexivos sobre diversos temas.
Não posso esquecer-me de parabenizar, também, o Ícaro Lavor por sua disposição em sempre inovar o layout, não medindo esforços para o bom entretenimento e desempenho do blog.

São vários pontos que gostaria de citá-los, mas me tornaria muito enfadonho. Mas entre um artigo e outro vou dissertando meu ponto de vista. Vamos sempre trilhar nesse caminho da ética, do respeito, da imparcialidade, para sempre lograr êxito e ser aprovado pela consciência do cidadão icoense.


VIVA AO ICÓ!!! VIVAAAA!!!

VIVA A JUVENTUDE COM SEDE DE JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE E ESPERANÇA!!! VIVAAA!!!

PARABENS AO ICÓ É NOTÍCIA!

Texto escrito por Victor Luiz Monteiro Pontes - Integrante do Icó é Notícia, da Rádio Brasil FM e bacharelando em Direito
fonte: icó é noticia

P.S: Parabens ao icó é noticia por seus três anos de muita informação ao povo icoense...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Final de semana: Peças, recital e show católico em Icó

Opções não faltarão aos icoenses para o próximo final de semana. A programação de sexta-feira (25) a domingo (27) está repleta das mais diversas opções.

Três peças, dentre elas a icoense "Purpurina", além do Recital "Ikó" e o show com o padre João Carlos fazem parte da agenda cultural icoense. Com exceção do evento católico, que é gratuito, os demais também o serão, com o acréscimo de 1kg de alimento não perecível.

RECITAL IKÓ- O fim de semana cultural terá início na sexta, com a realização do recital "Ikó: Fé, Terra e Sangue", cuja homenagem se dá ao Icó. O evento é idealizado, dirigido e produzido pelo artista Daniel Bruno Martins, mais conhecido por "Bruno Kaoss".

O recital, que acontecerá no Teatro Municipal, trata de uma revisitação a época dos índios Icós, verdadeiros donos destas terras, até os dias de hoje e a "icoensidade". Também fazem parte deste evento o teatrólogo Benedito "Bené" Tavares, o historiador Altino Afonso e o artista Pedro Alex.

PEÇAS - No sábado (26), duas peças estarão no Teatro da Ribeira. A primeira, às 19hs, será "Imaginárium: A odisseia de um guerreiro brincante" (Grupo Juká de Teatro (Arneiroz)), que oferece ao publico imagens lúdicas que nos remetem a um mundo de sonhos povoado por signos de nossa cultura popular. A encenação conta com 14 cantigas-narrativas pelos atores que assimilam e transparecem a alegria de um teatro brincante feito na rua.

Logo após, às 20h30 do sábado, a peça icoense "Purpurina" (Grupo de Theatro Arte da Ribeira) subirá ao palco para reviver o Icós dos anos 1970, onde serão rememorados os tempos das tertúlias e serenatas, em voltada secular Icó e seus casarões, ruas e becos históricos. A peça tem roteiro de Getúlio Oliveira e direção do mesmo juntamente com Benedito "Bené" Tavares.
No domingo (27), no Dia Mundial do Teatro, "Papoula" (Grupo Artes Cínicas de Teatro (Tauá)) será exibida no Teatro, às 20h30. Uma novela mexicana no teatro, esta é uma comédia com pitadas de melodrama: a mocinha que é pobre, sofre muito, mas depois triunfa; o galã pomposo; a empregada bisbilhoteira e a vilã que faz de tudo para aumentar sua riqueza. No espetáculo, todos os ingredientes imagináveis de uma novela mexicana com um trato de cearensidade.

SHOW DE PADRE - No sábado (26), será realizado o show com o padre João Carlos. O evento é promovido pela Diocese de Iguatu, nas comemorações do Jubileu de 50 anos de fundação. O padre João é salesiano, compositor e cantor religioso, com 7 CDs gravados e sua apresentação se dará com base no último CD "Profetas".

Com a presença de sua carreta, Pe. Carlos é autor das músicas "Quem me tocou" e "Meu Bom Deus". Ele apresenta o programa "Tempo de Paz", que é transmitido de Recife-PE para a Rádio Dom Bosco FM, de Fortaleza. Na ocasião do show em Icó, acontece o encerramento da peregrinação da imagem de São José na Zonal II.

__PROGRAMAÇÃO__-

25 março_Recital Ikó: Fé, Terra e Sangue
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
Horário: 19hs

26 março_Imaginárium: A odisseia de um guerreiro brincante
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
Horário: 19hs

26 março_Purpurina
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
Horário: 20h30

26 março_Show com Pe. João Carlos
Local: Largo do Théberge
Horário: 20hs

27 março_Papoula
Local: Teatro da Ribeira dos Icós
Horário: 20h30

* Com informações do blog Icó Cultural e Adriana Turczinski, fonoaudióloga em Icó e da rádio salesiana FM Dom Bosco, Fortaleza.

fonte: icó é noticia

sábado, 5 de março de 2011

Icó-CE: Ex-vereador e representante comercial morrem e quatro saem feridos em acidente com quatro veículos

Duas pessoas morreram e quatro saíram gravemente feridas em acidente envolvendo um ônibus, uma camionete L200, uma moto e mais uma bicicleta na CE-282 que liga o Distrito de Lima Campos à sede do município de Icó. O ex-vereador daquela localidade por três legislaturas, Sebastião Gonçalves Brasil, de 66 anos, mais conhecido como Tião Brasil, foi uma das vítimas fatais. O outro foi o representante comercial, José Carlos da Silva Rodrigues,de 23 anos, que também residia em Lima Campos.

A tragédia se deu por volta das 19 horas desta sexta-feira nas imediações da Cadeia Pública de Icó, a partir do choque entre uma bicicleta e a moto Honda CG 150 de placa HWZ-8824, pilotada por Carlinhos como era conhecido. No mesmo sentido, viajava a Camionete de placas HUS-9738, inscrição de Icó, dirigida pelo ex-vereador que colheu violentamente o motoqueiro arrastando-o no asfalto e ficando sob a L200. Ele morreu no local com a cabeça parcialmente esmagada e partes do cérebro na estrada.
É que a camionete ainda colidiu com um ônibus escolar de placas GVE-9202, inscrição de Resende (RJ), que procedia em sentido contrário vindo de Iguatu sob a direção de José Aristides. Na garupa da moto vinha Cristiana Araújo de Carvalho, de 30 anos, também do Distrito de Lima Campos a qual teve traumatismo craniano e foi encaminhada em estado grave para o IJF de Fortaleza, a exemplo do ciclista. Tião Brasil ainda foi conduzido para o Hospital Regional de Icó e morreu na mesa de cirugia.
Com ele viajavam o filho Hudson Brasil, de 15, que sofreu fratura em uma das pernas, e o colega José Pedro Martins, de 18 anos, levemente ferido. O ex-vereador ficou preso às ferragens e o resgate foi feito por militares do Corpo de Bombeiros numa operação difícil que durou quase uma hora à qual ele ainda resistiu. O motorista do ônibus escolar, José Praxedes, escapou ileso a exemplo dos passageiros. Os corpos de Carlinhos e Tião foram levados para necropsia no IML de Iguatu.

O Subtenente Flávio Nojosa disse acreditar que o ciclista tenha sido o causador do acidente e, provavelmente, se encontrava embriagado. A camionete ficou muito destruída e o trânsito congestionado por bastante tempo naquela rodovia estadual. O Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida, vai instaurar inquérito para apurar as causas do acidente. Inspetores da delegacia estiveram no local do acidente fazendo os primeiros levantamentos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Grupo é preso acusado de tentar sequestrar funcionário de banco em Orós

Quatro homens foram presos nesta terça-feira, 1º, acusados de planejar um assalto ao Banco do Brasil de Orós, no Centro-Sul do Estado. Segundo informações da Polícia Civil, o grupo estava planejando uma modalidade de assalto conhecida como “sapatinho”, em que funcionários ou familiares são feitos reféns. A vítima seria um funcionário da agência bancária.
Ainda de acordo com a SSPDS, o bando estava escondido em uma fazenda conhecida como “Cajá Gordo”, no município de Icó. Entre os detidos estão dois paraenses e dois cearenses. Eles já vinham sendo investigados há algum tempo pela Polícia Civil.
Foram presos Cleomar Barbosa dos Santos, 30, natural de Itupiranga (PA); William Searle Lima Pinto, 28, de Redenção (PA); Claudiano Batista de Souza, conhecido por Duda, 29 anos, cearense; e Jeimicye Elvis Guimarães Carneiro, conhecido por Ciê, natural de Orós. Segundo a Polícia, Claudiano responde por porte ilegal de armas. Contra Jeimicye, há um mandado de prisão em aberto por participação no assalto a um banco em Parambu. A Polícia investiga  ainda  existência de outro mandado de prisão em Brasília.