quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Juiz determina afastamento de presidente da Câmara Municipal de Icó

O juiz auxiliar Antônio Edilberto Oliveira Lima, que responde pela Comarca de Icó, determinou o afastamento imediato do presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Jerônimo Leite Guimarães Nunes.

O motivo do afastamento do parlamentar seria o tumulto, ocorrido no último dia 5 de agosto, durante a eleição para a Presidência da Câmara Municipal, onde foram registrados tiros e quebra quebra do patrimônio público. Nesta situação, Ricardo Nunes seria o responsável pelo ocorrido.

O Ministério Público (MP) ajuizou ação cautelar com pedido liminar requerendo o sequestro dos bens e o afastamento de Ricardo Nunes dos cargos de vereador e presidente da Câmara Municipal de Icó.

Segundo o MP, o parlamentar teria “orquestrado e executado o plano para inviabilizar os trabalhos da Câmara, já que sua derrota era anunciada pelos seus pares”. O órgão ministerial aduziu, ainda, que ele teria, unilateralmente, “baixado decreto interditando a Câmara Municipal, não reconhecendo o resultado da eleição ocorrida naquela data”.

Nessa segunda-feira (23/08), o juiz Antônio Edilberto Oliveira Lima concedeu a medida liminar pleiteada pelo MP. Segundo ele, o tumulto causado traduz-se como conduta antidemocrática, “suficiente para evidenciar que a presença do atual presidente no exercício da chefia do Poder Legislativo local não é adequada para a apuração profunda e imparcial dos fatos ali acontecidos”.

Em relação ao sequestro dos bens do vereador, o magistrado ressaltou que a medida tem como objetivo garantir o ressarcimento pelo dano material causado na Câmara, estimado em R$ 11.500,00. “É evidente que o dano causado ao patrimônio público deverá ser ressarcido ao Erário, sendo que a postura do requerido, no sentido de afastar a segurança do recinto da Câmara Municipal, tornou fácil o vandalismo que ali se estabeleceu, assumindo a responsabilidade, se é que não tinha o domínio da situação, por tudo o que ali acontecesse”, afirmou.

* Fonte: TJ-CE

sábado, 14 de agosto de 2010

Bando assalta passageiros de ônibus de linha interestadual em Icó


Na localidade de Sítio Catavento, em Icó – Região Centro Sul do Estado -, cinco homens, armados com pistolas, assaltaram passageiros de um ônibus interestadual que fazia a linha “Fortaleza-Belo Horizonte”. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira (13), na BR-116. As vítimas compareceram à Delegacia Regional de Icó, onde registram os boletins de ocorrência.

Os marginais estavam em um caminhão F-4000, uma caminhonete Montana e duas motocicletas de marcas não identificadas. Eles trancaram o veículo, fazendo o motorista parar na rodovia sem iluminação. Em seguida, entraram no coletivo e renderam todas as pessoas, sempre fazendo ameaças de morte.

Logo que receberam a comunicação do assalto, policiais militares e civis iniciaram a “caçada” aos bandidos. A soldado Inês, do Comando de Policiamento do Interior (CPI) informou ao Jangadeiro Online que os assaltantes ainda estão foragidos.


Fonte: Jangadeiro Online.

Neto Nunes consegue liminar no Supremo e torna sem efeito Lei do Ficha Limpa

O deputado estadual Neto Nunes conseguiu nesta sexta-feira, 13, uma liminar no Supremo Tribunal Federal(STF) que garante a sua candidatura a Assembleia Legislativa. A decisão do ministro Celso de Mello atendeu a uma solicitação do advogado Vicente Aquino e permite que Neto Nunes concorra à reeleição.

Atingido pela Lei do Ficha Limpa, o deputado Neto Nunes teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral(TRE) do Ceará. Agora com a liminar concedida pelo ministro Celso de Mello está assegurada a sua candidatura, sustenta seu advogado Vicente Aquino.

Mesmo com a medida jurídica provisória concedida pelo ministro do STF, outros atingidos pela Lei do Ficha Limpa podem usar a mesma justificativa apresentada pelo advogado Vicente Aquino e também se beneficiarão no Supremo.


Fonte: Ceará Agora - Por Donizete Arruda.

domingo, 8 de agosto de 2010

Resultado da perícia na Câmara de Icó sai em 15 dias

Foi realizada, neste sábado (07), a perícia no prédio da Câmara Municipal de Icó, no centro sul cearense, onde houve tiroteio e tumulto durante sessão para eleger a nova mesa diretora.
O procedimento demorou a ser feito porque a delegacia do município não possui perito. O trabalho foi realizado por um profissional de Juazeiro do Norte.
O resultado da perícia vai ser divulgado em 15 dias. Por enquanto, o delegado continua ouvindo depoimentos de testemunhas.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Icó: eleição da Câmara de vereadores termina com muita violência

Tiros de arma de fogo, gritaria, tumulto, dano ao patrimônio público, sopapos e pontapés, foram alguns lamentáveis fatos ocorridos na última quinta-feira, quando da eleição do novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores do Icó.

Após o tumulto generalizado, onde milhares de pessoas lotavam as ruas defronte ao legislativo icoense, o atual presidente e candidato a reeleição, Ricardo Nunes, deu por encerrada a sessão.

Os populares e eleitores dos dois candidatos, temendo por represália, deixaram a sede da câmara.

O vereador Ricardo Nunes (PMDB), juntamente com os vereadores Edjalma Moreira, Zé de Creuza e Marconiêr Mota, foram a Delegacia de Polícia protocolar Boleteim de Ocorrência.

Passados alguns minutos, o vice-presidente da câmara, vereador Júnior Dantas, reabriu os trabalhos legislativos, convocou eleição, e o único candidato presente a sessão, vereador Ítalo da Paz (DEM) saiu vitorioso com os votos dos seis vereadores que não se ausentram do prédio da Câmara de Vereadores.

Quebraram as cadeiras, vidros, portas, ar-condicionados, e outros utensílios da câmara de Icó.

Ao final, o presidente eleito, vereador Ítalo da Paz, também registrou os lamentáveis fatos junto a polícia local.













fonte: (Blog do Fabricio Moreira) fotos: blog do Voltarie Xavier.

No Icó idoso morre após ser atropelado

No dia 05 por volta das 20h na Av. Josefa Nogueira Monteiro, foi vitima de atropelamento Manoel Bonfim De Lima no Icó, conhecido por Manaus, 53 anos, solteiro, aposentado, natural de Icó, residente na Travessa Lourdes Costa Nº 191, Centro da cidade.
 Segundo informações de populares o veiculo S10 de cor prata, placa não anotada, guiado pelo advogado conhecido por “Hermetério”, residente naquele município, atropelou a pessoa acima citado, sendo que a vitima não apresentava nenhuma escoriação pelo corpo e foi socorrido até sua residência, que horas depois a vitima sentiu-se mal e foi levada para o hospital Regional de Icó, vindo a falecer.
A VTR 2462 composta pelo SGT Genival, CB Meneses, SD Kleber, foram ao Hospital conforme solicitação da enfermeira chefe de plantão e constataram o óbito da vítima do acidente.

fonte: iguatu.net